Reconhecimento

Lucielle Laurentino é a única prefeita em Pernambuco a ser selecionada pelo Projeto Comunitas

A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), foi a única prefeita em Pernambuco selecionada para o projeto Comunitas, uma organização da sociedade civil que tem como objetivo garantir uma “gestão pública cada vez mais eficiente”.

A partir de um pacto coletivo entre os setores sociais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, vem acompanhando e oferecendo, desde novembro de 2020, conhecimento gratuito para dezenas de novos prefeitos e prefeitas brasileiros, por meio da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos (transição governamental, 100 primeiros dias e planos de metas).

Na primeira etapa, foram selecionados mais de 50 prefeitos(as) eleitos(as) em 2020 que demonstraram espírito público de transformação e liderança no engajamento de políticas públicas. Em seguida, a Comunitas selecionou os 12 prefeitos e prefeitas mais engajados nas primeiras fases da jornada para receber, durante três meses, conteúdos teóricos e mentorias coletivas e individuais.

A proposta é que, além das mentorias, os municípios selecionados recebam diagnósticos personalizados das áreas mais críticas como finanças, educação, saúde e desenvolvimento socioeconômico; uma Agenda 100 que define as prioridades dos 100 primeiros dias de mandato; e um Plano de Metas elaborado que transforme promessas de campanha em metas alcançáveis.

O processo seletivo dos gestores e gestoras municipais seguiu critérios previamente estabelecidos como participação e engajamento na primeira fase da jornada, perfil da liderança, pluralidade partidária e diversidade territorial. Confira a lista dos(as) prefeitos(as) selecionados(as):

  • Diego Krentz, Ibiraçu (ES)
  • Dinair Veloso, Timon (MA)
  • Francineti Carvalho, Abaetetuba (PA)
  • Kayo Amado, São Vicente (SP)
  • Cleinils Rodrigues da Silva, Gravatal (SC)
  • Renata Sene, Francisco Morato (SP)
  • Luciano Vidal, Paraty (RJ)
  • Pétala do Convivier, Caçapava (SP)
  • Lucielle Laurentino, Bezerros (PE)
  • Paula Lemos, Barretos (SP)
  • Luiz Paulo, Curvelo (MG)
  • Eliene Liberato, Cáceres (MT)
Lucielle Laurentino
Os 12 prefeitos selecionados pelo Projeto Comunitas. Foto: Divulgação

Leia mais:
>>> Bezerros: Prefeita eleita diz que não haverá Carnaval dos Papangus em 2021

Liderança Bezerrense

Dentre os gestores e gestoras dos 184 municípios pernambucanos, Lucielle Laurentino foi a única prefeita do estado selecionada no processo, que conta apenas com três representantes da Região Nordeste. A jovem bezerrense é Mestre em Engenharia Florestal pela Universidad de Valladolid, na Espanha, professora de geografia (UFPE), líder RenovaBR, Fundação Lemann e RAPS.

Nascida em Serra Negra, na zona rural de Bezerros, filha de agricultores e ex-aluna das Escolas de Tempo Integral do estado, Lucielle se tornou um exemplo de superação e sucesso para milhares de pessoas. Vale lembrar que a jovem democrata se revelou a grande surpresa do pleito eleitoral em 2020, quando conquistou o processo majoritário com mais de cinco mil votos de frente em relação ao segundo colocado.

Jornada Desafios dos futuros prefeitos

A Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos é uma iniciativa liderada pela Comunitas, organização que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do país, é formada por um conjunto de ações que visam apoiar os novos gestores a enfrentar os desafios de assumir as prefeituras no contexto atual de crise sanitária e econômica.

O projeto disponibiliza, de forma gratuita, o apoio de técnicos e especialistas de alto nível, além da transferência de conteúdo por meio de trilhas de conhecimento aberto, conferências virtuais, mentorias individuais e coletivas, e do oferecimento de ferramentas de gestão.

A participação na jornada tornou-se critério principal para que o município possa fazer parte da rede da Comunitas, tendo apoio direto da governança compartilhada liderada pela organização, formada por lideranças empresariais, governadores, prefeitos e secretários.

Da redação do Portal com informações da Assessoria da prefeita de Bezerros Lucielle Laurentino