Sinergia

Prefeitura do Recife e Consulado Chinês discutem parcerias e ações em conjunto

Capital da diplomacia consular do Norte-Nordeste, com um hub de 9 Consulados Gerais e 34 honorários, o Recife lidera a conexão internacional com alguns dos países mais tecnologicamente desenvolvidos do mundo

Na tarde desta quarta-feira (27) o prefeito João Campos participou, de forma remota, de uma reunião com a cônsul geral da China, Yan Yuqing, cujo objetivo foi avaliar parcerias entre a gestão municipal e a potência asiática.  A reunião contou ainda com a presença da vice-prefeita Isabella de Roldão e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux. Capital da diplomacia consular do Norte-Nordeste, com um hub de 9 consulados gerais e 34 honorários, o Recife lidera as conexões internacionais com parceiros comerciais em potencial de algumas das regiões economicamente mais ativas ao redor do globo.

“Sabemos que as parcerias que temos são muito sólidas e verdadeiras entre o Recife e a China. É incrível o potencial que a gente enxerga na China e nas parcerias a serem construídas em nossa cidade, seja na área na saúde, na cultura e na construção de uma agenda específica no setor da tecnologia, estreitando ainda mais uma parceria com o Porto Digital”, disse o prefeito. A capital pernambucana foi a terceira do país a possuir um consulado chinês. Fora Recife, apenas o Rio de Janeiro e São Paulo apresentam um Consulado Geral da China. Além disso, a capital pernambucana é cidade-irmã de Guangzhou, cujo acordo de intercâmbio e cooperação foi renovado em 2017.

Durante o encontro, foram tratadas troca de experiências e formas de atuação em conjunto para a implantação de projetos similares ao Parque Capibaribe no rio Pérolas em Guangzhou, entre outras iniciativas. Também vieram à tona o interesse em fechar parcerias entre empresas chinesas no ramo da tecnologia e o Porto Digital, além da implantação da Internet 5G, bem como a ampliação da adoção de energia verde na cidade com redução da emissão de carbono e adoção de energia fotovoltaica.

“Discutimos inúmeros assuntos e temas que são de extrema importância e interesse para a nossa cidade como investimentos em infraestrutura urbana e uma aproximação com a Câmara Brasil-China, que reúne empresas chinesas que atuam no Brasil para que algumas possam atuar em nossa cidade. Além disso, discutimos sobre tecnologia e economia verde, duas pautas muito importantes, incluindo o Porto Digital, que é nosso polo de tecnologia, para que se aproxime do polo tecnológico da China”, enfatizou Rafael Dubeux, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

A vice-prefeita, Isabella de Roldão, será a responsável pela coordenação de Relações Internacionais por parte da Prefeitura.

“É uma honra e uma satisfação muito grandes coordenar os trabalhos da Prefeitura do Recife de intercâmbio com a China e, especialmente, com a nossa cidade-irmã de Guangzhou. Essa troca de experiências e a aproximação com o principal parceiro comercial do Brasil deve gerar parcerias importantes para o Recife em áreas diversas, como educação, saúde, infraestrutura e tecnologia, entre outros. Vamos fortalecer esses laços, trazendo benefícios para a nossa cidade”, disse a vice-prefeita.

Leia também:

Campanha Bora se Cuidar realiza ações em parques e praias do Recife
Programa Ilumina Recife instala iluminação em LED no Brejo da Guabiraba

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de imprensa da PCR. 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal