Imunização

Petrolina recebe mais de 3 mil doses de vacinas contra à Covid-19

Petrolina recebe mais uma remessa de vacinas contra o novo coronavírus nesta quarta-feira, 27 de janeiro. Ao todo, chegou ao município mais de 3 mil doses.

Destas, 1.370 são do Instituto Butantan/Sinovac e destinadas aos trabalhadores da Saúde, enquanto as primeiras 1.950 doses da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca começarão a imunizar outro grupo prioritário, o de idosos acima dos 85 anos. A aplicação dessas novas doses já inicia nesta quinta-feira (28).

A prefeitura continuará seguindo as estratégias de imunização com equipes volantes vacinando in loco os trabalhadores da saúde. Para os idosos acima de 85 anos que são acamados, a vacina será feita em seus domicílios.

Para aqueles que residem na zona urbana, foram definidos pontos estratégicos de vacinação para atender os mais de 1860 idosos do grupo prioritário, das 8h às 12h e 14h às 20h. Os locais estão na lista abaixo.  Já para os idosos que moram na zona rural a vacinação acontecerá no próximo domingo, dia 31, por equipes volantes. Os horários serão informados pelos Agentes Comunitários de Saúde e as equipes de cada localidade.

Leia mais:
>>> Petrolina irá inaugurar três grandes unidades de saúde até junho

Vacinação

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus começou em Petrolina no último dia 19, após o município receber 8.506 doses da vacina CoronaVac, no primeiro lote enviado pelo Governo Federal.

Em uma semana, já foram vacinadas 2.650 pessoas dos dois grupos prioritários, trabalhadores de saúde da linha de frente no combate à Covid-19 e idosos que residem em abrigos. O município tem capacidade de armazenar mais de 200 mil doses.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, cerca de seis unidades de acolhimento de idosos foram atendidas através das equipes volantes.

“Nesse momento que recebemos um quantitativo reduzido de vacinas, estamos vacinando prioritariamente esse público. Assim que o município receber novos lotes de vacinas, ampliaremos o público beneficiado dando seguimento ao nosso plano municipal de imunização”, destacou.

Vale ressaltar que o uso da vacina não exclui os necessários cuidados para evitar a transmissão pelo novo coronavírus, a exemplo o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina