Planejamento

Governo brasileiro quer aperfeiçoar o ambiente de negócios em 2021

Durante a abertura da Conferência de Investimentos na América Latina, o Presidente Jair Bolsonaro falou a representantes da iniciativa privada que o ano será positivo para a economia brasileira. “O Brasil está em processo de recuperar seu dinamismo econômico e 2021 será um ano de resultados bastante positivos. Todo o trabalho que estamos desenvolvendo para criar uma economia brasileira mais aberta, produtiva, eficiente e competitiva está em sintonia com a atração de investimentos estrangeiros diretos, particularmente para projetos prioritários na área de infraestrutura.”

“Em 2021, vamos acelerar o calendário de privatizações e dar continuidade às medidas de aperfeiçoamento do ambiente de negócios. Queremos regulamentos mais simples e menos onerosos para destravar o imenso potencial do Brasil e facilitar o trabalho da iniciativa privada”, destacou.

Uma das ações, segundo o Presidente, é acelerar os leilões de concessões e privatizações, em especial no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e que, entre 2019 e 2020, foram concluídos 65 leilões e projetos.

“Ressalto, como exemplos concretos do êxito do PPI, os projetos da ferrovia Ferrogrão, com 933 km de extensão, e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Além disso, realizamos a concessão de 24 aeroportos, com destaque para os de Curitiba, Goiânia e Manaus”, pontuou.

Compromisso com investidores

Aos participantes, o Presidente lembrou que o ano de 2020 foi desafiador para todas as economias do mundo por causa da Covid-19, mas que o Governo manteve o compromisso com os empreendedores, investidores e empregados. E conseguiu preservar empregos.

“Segundo o Ministério da Economia, nos últimos quatro meses de 2020, criamos 1 milhão de vagas de emprego. No terceiro trimestre de 2020, o PIB brasileiro cresceu 7,7% em relação ao período de auge da crise, no início do ano passado. Estamos no caminho para um 2021 de crescimento econômico projetado em 3,5%”, afirmou.

Aos investidores, o Presidente disse ainda que podem contar com o empenho brasileiro para trilhar o caminho da abertura econômica e da facilitação do comércio e dos investimentos.

“Nosso país superou as expectativas dos mais céticos em relação à economia em 2020. A recuperação da atividade econômica e a criação de empregos foram maiores do que o previsto. Estou convencido de que os resultados serão ainda melhores em 2021”, projetou. E fez um convite: “Faço um convite a todos para que aproveitem as oportunidades desse novo cenário no Brasil”.

Latin America Investment

O fórum de economia Latin America Investment 2021 é organizado pelo banco internacional Credit Suisse. O evento é destinado a empresários e investidores de toda a América Latina, e conta com a participação de líderes governamentais que expõem as principais ações econômicas de cada país e traçam análises sobre o cenário de investimento para diversos setores como os de saúde e de agricultura.

Veja Mais 

>>>Governo Federal retira limite para financiar projetos de telecomunicações

Projetos de telecomunicações 

O Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) decidiu ampliar o financiamento e incluirá o apoio para projetos acima de R$ 30 milhões. Este valor era o limite por entidade ou empresa beneficiária a cada 24 meses.telecomunicações, Governo Federal retira limite para financiar projetos de telecomunicaçõestelecomunicações, Governo Federal retira limite para financiar projetos de telecomunicações

As linhas de crédito do Funttel operadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) têm taxa de juros anual limitada à soma da Taxa Referencial (TR) mais 7% ao ano.

Segundo o Ministério das Comunicações, a alteração permite que recursos do Funttel, repassados em 2018, mas ainda disponíveis na Finep, possam ser aplicados em projetos com maior potencial de impacto na cadeia produtiva do setor de telecomunicações.

Ver mais: 

>> Novo ministério unificará políticas de comunicação do governo

>> Secretário de Comunicação da Presidência reage assalto, saca arma, rende criminoso e o prende, em SP

Linhas de crédito

Ao longo de 20 anos, o Funttel aplicou mais de R$ 3 bilhões em diversos projetos no setor de telecomunicações.

As linhas de crédito com recursos do Funttel apoiam a aquisição de equipamentos de telecomunicações com tecnologia nacional para expandir e modernizar redes de telecomunicações, a adoção de inovações tecnológicas em processos produtivos das empresas do setor e o desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas em telecomunicações.

Os projetos apoiados pelo Fundo, contribuem, também, para viabilizar outras inovações, como a soluções relacionadas redes 5G e a aplicações de “Internet das Coisas” em sistemas agrícolas, de transporte, saúde e segurança.

Da redação do Portal com informações da Agência Brasil