Vacinação

Prefeitura do Recife reforça vacinação de idosos a partir de 85 anos

Hoje houve vacinação simbólica dos dez primeiros idosos no Compaz Ariano Suassuna e amanhã entrarão em funcionamento amanhã nove centros, totalizando 65 salas de vacinas, além de três pontos de drive-thru.

A partir de amanhã (quarta, 27), idosos a partir de 85 anos começarão a receber a vacina contra a covid-19, na capital pernambucana. A Prefeitura do Recife montou nove centros de vacinação, totalizando 65 salas de vacina, além de três pontos de drive-thru, para contemplar moradores de todas as áreas da cidade. Com a iniciativa, o município avança para a segunda etapa do Plano Recife Vacina com as 16.520 doses recebidas da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde. Nesta terça (26) pela manhã, os dez primeiros idosos a se cadastrarem para receber a vacina foram convidados para um ato simbólico realizado no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro.

Maria das Neves, de 91 anos, fez questão de sair de Boa Viagem, onde mora, e atravessar a cidade para receber o imunizante. “Desde o início da pandemia, eu já tinha expectativa de tomar a vacina. E quando anunciaram que ia começar aqui no Recife, já pedi pra minha filha fazer o meu cadastro e agendar. Acredito e confio na vacina, tanto que tomo a de gripe todo ano”, disse a aposentada, momentos antes de garantir a primeira dose da proteção contra a doença. Seu William Machado, de 85 anos, passou os últimos meses em casa isolado, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Hoje, o motivo pelo qual saiu de casa, com a filha Ruth, foi muito especial. “Criei coragem para estar aqui e tomar a vacina, porque nós precisamos dela para acabar com essa doença”, declarou o contador aposentado.

Prefeitura do Recife
Vacinação no Recife. Fotos: Rodolfo Loepert/PCR

Os centros de vacinação funcionarão, a partir desta quarta (27), das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, para atender o público-alvo desta segunda etapa do Plano Recife Vacina. Para ser imunizado, é necessário fazer um cadastro online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). Em seguida, o usuário poderá agendar o dia, hora e local da vacinação.

“Essa estratégia foi pensada para garantir que os idosos passem o menor tempo possível expostos ao risco, por isso estamos disponibilizando o agendamento, e abrindo vagas em vários pontos da cidade. É importante que o idoso realize o cadastro previamente para facilitar o agendamento da sua imunização”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. A gestora ressalta ainda que os idosos acamados receberão a visita de uma das 26 equipes volantes, para serem imunizados em casa. Os idosos que não conseguirem fazer o cadastro, poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela Prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão, inclusive, já receber suas doses de vacina.

Os pontos de vacinação estarão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Os pontos do drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e também é necessário agendar.

NOVAS DOSES – As novas 11.340 doses da CoronaVac que o Recife recebeu, ontem (25), continuarão sendo aplicadas nos trabalhadores de saúde da linha de frente e nos profissionais das instituições de longa permanência para idosos e das residências inclusivas. A Prefeitura do Recife já vacinou 100% das pessoas acima de 60 anos que vivem nos abrigos regulamentados pelo SUS e as pessoas maiores de 18 anos com deficiência severa que estão institucionalizadas. Mais de 100 profissionais, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, estão envolvidos no esquema.

VACINÔMETRO – A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que estará disponível para a população através do Conecta Recife, além do Web App //conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife. Até o começo da tarde desta terça-feira (26), 11.023 pessoas dos grupos prioritários receberam a vacina contra o novo coronavírus.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. Dentro da plataforma também estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes).

FISCALIZAÇÃO – A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp //conectarecife.recife.pe.gov.br.

Veja Mais 

>>>Pernambuco inicia vacinação contra Covid-19 em idosos a partir de 85 anos

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal