Atendimento

Dez pacientes de Manaus com Covid-19 chegam ao Hospital das Clínicas, no Recife

Os Amazonenses se juntam aos outros cinco pacientes que estão internados no hospital-escola, desde o último sábado (23).

O Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, recebeu na madrugada desta terça-feira (26) mais dez pacientes com Covid-19, vindos de Manaus, para serem tratados no hospital universitário. Eles se juntam aos outros cinco pacientes que estão internados no hospital-escola, desde o último sábado (23).

Do grupo que chegou hoje, seis homens e quatro mulheres, com idades entre 40 e 63 anos, estão internados no HC: quatro na Unidade de Terapia Intensiva e os outros seis na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP).

De acordo com o superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos, o hospital está respondendo às demandas que ainda são difíceis no estado do Amazonas.

“O Hospital das Clínicas da UFPE ampliou o número de leitos para o recebimento de mais dez pacientes, oriundos da capital Manaus. Esses pacientes foram transferidos para cá, já foram admitidos e acomodados nos seus respectivos leitos. Com isso, totalizamos quinze pacientes internados. Estamos oferecendo o melhor tratamento possível, de forma humanizada e baseado em ciência, para que eles possam ser devolvidos aos seus familiares com a saúde restaurada”, explica.

Assim como ocorreu no último sábado (23), esses novos pacientes chegaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e desembarcaram na Base Aérea do Recife, por volta das 2h20 onde passaram por uma triagem para avaliação do estado clínico feita por equipe médica do HC-UFPE/Ebserh e, na sequência, seguiram em ambulâncias até o hospital pouco antes das 3h40.

Para a técnica de enfermagem da Enfermaria de DIP, Tereza Souza, esse momento de acolhimento e cuidado com os pacientes foi emocionante.

“Ficamos muito emocionados de poder acolher e cuidar desses pacientes, mas também apreensivos para saber como eles estão chegando, como está o emocional deles já que estão deixando suas famílias para vir para cá. Eu me sinto muito honrada de poder fazer parte dessa história, de acolher os nossos irmãos amazonenses aqui no HC”, finaliza Souza.

Para recebê-los, uma força-tarefa foi montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. O Hospital das Clínicas da UFPE possui vasta experiência no tratamento de pacientes com covid-19.

De abril a dezembro de 2020, foram atendidos 403 pacientes com o novo coronavírus; foram realizadas dezenas de treinamentos e atualizações com as equipes; foi disponibilizado acesso gratuito a ferramentas que ajudam nas tomadas de decisões clínicas, além do desenvolvimento de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Atualmente, 58 estudos ligados à Covid-19 estão sendo feitos no hospital universitário, entre as mais de 100 pesquisas desenvolvidas pela UFPE sobre o assunto.

Leia também:
>>>Hospital das Clínicas começa a tratar cinco pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

O HC também tem investido no teleatendimento para Covid-19: foram 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações feitas por meio do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes) – unidade de saúde digital do HC.

O HC-UFPE é um hospital universitário de grande porte e alta complexidade, que conta com quase três mil profissionais, distribuídos nas áreas médica, assistencial e administrativa, além de 330 residentes.

Operação Manaus

Com coordenação do Ministério da Saúde, uma rede de apoio foi criada em todo o Brasil para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, disponibilizou 205 leitos, distribuídos em nove hospitais universitários federais do País, que fazem parte da rede administrada pela Ebserh, com o intuito de ajudar o estado do Amazonas.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)/Ebserh é um deles, e os outros oito hospitais universitários federais são: o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG), Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC) e Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).

Da redação do Portal com informações da assessoria do Hospital da Clínicas 

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal