Legislação

Belo Horizonte proíbe o uso de carroças puxadas por animais

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kaili (PSD), sancionou a Lei de Tração Animal, que proíbe o uso de carroças puxadas por animais. A decisão foi públicada no Diário Oficial do Município, no sábado, 23 de janeiro.

A resolução é cheia de polêmicas, pois enquanto os ativistas dos direitos dos animais comemoraram, os carroceiros acusam o projeto de arruinar o sustento das famílias, que dependem da atividade, fazendo asssim com que suas vidas se compliquem ainda mais.

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Foto: Divulgação

Leia mais:
>>> João Campos promete implantar abrigo de rua para animais em situação de risco

Causa animal em Recife

Diferente das eleições passadas, a causa animal teve destaque no pleito de 2020. Entre os projetos apresentados ao eleitor, João Campos garantiu atendimento 24 horas e ampliação da estrutura do Hospital Veterinário do Recife e, recentemente, a pedido de Andreza Romero, a construção de um abrigo temporário púbico para animais abandonados.

“Não tenho dúvidas de que João Campos fará o melhor mandato do Brasil. Recife escolheu a opção mais responsável e humana, com olhar atento à realidade e à necessidade de cada setor da cidade”, diz a vereadora.

Já em 2021, Andreza Romero e João Campos colocarão em prática as promessas feitas durante a campanha, como a construção do abrigo temporário. Além das melhorias no Hospital Veterinário do Recife, a defensora garante que vai cobrar e fiscalizar o cumprimento da Lei da Tração Animal.

“Ao lado do prefeito eleito, vamos garantir que os animais sejam respeitados e ampliar a estrutura da causa animal do Recife”, promete.

Para seu marido, o deputado estadual Romero Albuquerque, o resultado das urnas confirma que o “cidadão recifense vota conscientemente porque entende que, para fazer a diferença na vida das pessoas, é preciso ir além do discurso político. Tem que ter seriedade, compromisso e trabalho”.