Operação Integrada contra Covid-19 atenderá praias e Alto da Sé em Olinda
Ação começa às 9h e percorrerá toda extensão da orla. O Alto da Sé será contemplado, a partir das 16h, do domingo.
O fim de semana em Olinda terá operação integrada para combater a Covid-19, envolvendo Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Polícia Militar. Além da Secretaria de Saúde de Olinda. Das 9h às 17h, do sábado e do domingo, a operação será realizada em toda orla da cidade.
Durante a operação, os agentes das secretarias conversaram com os banhistas e comerciantes e informaram sobre a importância da prevenção e proteção contra a propagação do novo vírus na cidade. Além de informar sobre a importância do uso da máscara protetora, distanciamento das mesas, evitar aglomerações e uso do álcool em gel 70%.
A Vigilância Sanitária orientou para que os comerciantes utilizem apenas materiais descartáveis. A mesma ação, com comerciantes e visitantes, será, realizada no domingo no Alto da Sé.
Saúde
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, avança no planejamento para operacionalização da vacina contra a Covid-19 e uma reunião foi realizada na manhã da segunda-feira, 11 de janeiro, para tratar do tema, com técnicos da secretaria de Saúde e demais áreas envolvidas. O vice-prefeito, Márcio Botelho, também esteve presente.
Todos os detalhes da campanha de vacinação na cidade estão sendo realizados em concordância com a Coordenação de Imunização do Governo do Estado e com o Plano Nacional de Imunização.
A prévia organização municipal, como está sendo realizada em Olinda, é fundamental para otimizar a distribuição e a vacinação da população, sobretudo dos grupos prioritários, como os profissionais da saúde e os idosos.
O prefeito, Professor Lupércio, explicou que desde o início de dezembro este planejamento da vacinação está sendo realizado.
“A cidade vai contar com três Centros de Vacinação: no Grito da República, em Rio Doce, Clube Atlântico, no Carmo; e no Espaço de Lazer do Caenga, em Águas Compridas. Com muito trabalho, desde o início da pandemia, estamos mostrando que Olinda está fazendo o dever de casa mesmo diante de uma crise global. Vamos continuar imprimindo este ritmo durante a vacinação, tendo a saúde e a vida das pessoas como prioridade”, afirmou.
O gestor ainda falou que a cidade vai contar com um site e um aplicativo para agendamento de dia, local e horário, com o objetivo de evitar aglomeração. O agendamento também poderá ser realizado nas Unidades de Saúde e pelos Agentes Comunitários de Saúde, por meio dos tablets.
Leia também:
>>>Em Olinda, fiscalização na praia orienta banhistas e comerciantes
Estão sendo adquiridas quatro câmaras frias para estoque das vacinas. Além do quadro de funcionários da Secretaria de Saúde, serão contratados mais 100 profissionais, dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.
A vacinação será realizada de domingo a domingo, em horário estendido, das 8h às 20h. O primeiro grupo a ser vacinado será composto por idosos e profissionais de Saúde, mas o município depende da quantidade de vacinas a serem enviadas pelo Ministério da Saúde.
Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda