Manifesto

No Recife, ato pró-impeachment de Bolsonaro contou com o deputado João Paulo e vice-governadora Luciana Santos, ambos do PCdoB

Neste sábado, 23 de janeiro, cerca de 21 capitais brasileira e o Distrito Federal realizaram ou estão realizando protestos contra o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. No recife, por exemplo, uma carreata foi realizada com a concentração na Fábrica Tacaruna, na Avenida Agamenon Magalhães. O ato seguiu até a Pracinha de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O evento contou com a presença do deputado estadual João Paulo e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. Os políticos são filiados ao PCdoB.

As carreatas têm o objetivo de pedir o impeachment do chefe da nação brasileira, a criticar a atuação de Bolsonaro no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil e pedir o retorno no auxílio emergencial.

Manifestação da capital pernambucana. Foto: Reprodução/rede social

O ato foi idealizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem medo, com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A informação é que as manifestação foi/foram realizadas em 45 cidades brasileiras.

Ciclistas em evento no Recife. Foto: Reprodução/ rede social.

Além do Recife, outra cidade de Pernambuco que estava programada a manifestação foi Petrolina, no Sertão. A expectativa era que protesto tivesse início às 9h30 na orla da cidade pernambucana.

Já em Brasília, segundo informações, o movimento levou aproximadamente 500 carros às ruas da capital federal.

“As manifestações que ocorrem desde a manhã deste sábado em todos os cantos do Brasil surpreendem pela articulação e mobilização. Durante muito tempo, Bolsonaro jogou com uma suposta apatia da população para praticar todos os tipos de atrocidades e incontáveis crimes de responsabilidade.”, afirmou o senador Humberto Costa.

No Twitter o senador petista também publicou uma mensagem mostrando o ato em Salvador, na Bahia. Por lá, os manifestantes colocaram cruzes para lembrar os mortos pela Covid-19.

Neste domingo (24), movimentos de direita como o Movimento Brasileiro Livre (MBL) e o Vem pra Rua também realizarão manifestações.

Leia também:
>>>Bolsonaro sobre impeachment: “Se Deus quiser, vou continuar meu mandato”

Pesquisa

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira, 22 de janeiro, informa que 53% dos entrevistados são contrários ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em contraste, 42% são favoráveis ao chefe do Executivo ser destituído do cargo.

Em relação ao levantamento anterior, de maio, houve uma leve subida dos que resistem à saída de Bolsonaro do cargo: 50% se diziam contrários ao impeachment. Entre os que são favoráveis, houve uma oscilação negativa: de 46% para 42%.