Petrolina

Mais de 2 mil pessoas já foram vacinadas contra à Covid-19 em Petrolina

A campanha de vacinação contra à Covid-19 começou esta semana em Petrolina e já imunizou mais de 2 mil pessoas que compõem a primeira fase da campanha. O grupo abrange profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate ao coronavírus, idosos a partir de 60 anos que vivem em unidades de acolhimento e seus cuidadores.

A aplicação da primeira dose da CoronaVac ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, hospitais públicos e privados, profissionais responsáveis pela realização dos testes para detecção do vírus, unidades de acolhimento para idosos no município, entre outros. A Secretaria de Saúde está com uma equipe volante vacinando in loco, de acordo com as listas enviadas pelas instituições com a identificação de cada trabalhador.

 

Petrolina
Vacinação em Petrolina. Fotos: Jonas Santos

Para o começo da primeira fase, o município recebeu 8.506 doses, o que corresponde à vacinação de 4.253 pessoas. A população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 foi priorizada seguindo os critérios de exposição à infecção, além de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. Os idosos acima dos 75 anos não institucionalizados serão contemplados assim que o município receber mais imunizantes.

Veja Mais 

>>>Idosa de 104 anos recebe vacina e marca início da imunização contra covid-19 em abrigos de Petrolina

Vacinação de idosos em Petrolina 

A  idosa aposentada Elvira de Jesus, de 104 anos, foi a primeira de milhares de idosos que serão vacinados em Petrolina contra a covid-19. Nesta quarta-feira (20), a sertaneja foi imunizada em um ato simbólico num abrigo da cidade. Além de dona Elvira, cerca de 200 idosos atendidos em casas de longa permanência receberão doses da CoronaVac nessa primeira etapa da campanha de vacinação.

A Prefeitura de Petrolina também imunizará as cuidadoras e demais profissionais dos abrigos da cidade. Serão atendidas seis instituições de longa permanência do município nesta quarta-feira. Depois disso, as equipes da prefeitura darão continuidade à imunização dos profissionais de saúde.
Prefeito Miguel Coelho participou do momentos. Foto: Jonas Santos

O primeiro lote de vacinas com 8.506 doses contemplará exclusivamente os trabalhadores da rede de saúde e idosos de casas de longa permanência.

“Este é um público prioritário que foi definido pelo Ministério da Saúde para o início da campanha. Assim que o Governo Federal enviar novos lotes de vacinas, ampliaremos o público beneficiado. O importante é que a imunização já foi iniciada e temos a perspectiva de superar essa pandemia com a união de todos”, disse o prefeito Miguel Coelho, que esteve no ato simbólico na casa de acolhimento.

Vacinação

Um ato simbólico promete o início da vacinação contra covid-19 em Petrolina, nesta terça-feira (19).  O início está previsto às 17h, será iniciada a vacinação contra a covid-19 em Petrolina.

A solenidade será acompanhada pelo prefeito Miguel Coelho, numa área reservada do hospital de campanha Dom Carmelo, no bairro Jatobá.

Após o ato, o prefeito concederá entrevista coletiva à imprensa. Importante ressaltar que o espaço estará isolado e com medidas sanitárias de proteção a todos os participantes da solenidade.

Ver mais: 

>> Petrolina recebe primeiro lote de vacinas contra Covid-19 nesta terça (19)

Petrolina recebe primeiro lote de vacinas contra Covid-19 

Petrolina está prestes a iniciar a vacinação contra o coronavírus. Após se reunir com o comitê de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Miguel Coelho anunciou que o primeiro lote de vacinas chega nesta terça-feira, 19 de janeiro, a Petrolina.
 
As doses serão transportadas, na madrugada, pelo Governo de Pernambuco para distribuição aos municípios da região do Vale do São Francisco.
 
O total de vacinas repassado para Petrolina só será divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça. Mas, segundo o prefeito, assim que o material estiver em Petrolina, será iniciada, imediatamente, a vacinação com prioridade para os profissionais de saúde e pessoas atendidas por abrigos de idosos.
 
A estrutura de abastecimento, conservação e as equipes de saúde já estão prontas para o início da campanha  de imunização do município.
“Independente de quantas doses chegarem, vamos começar a vacinação imediatamente. Começaremos pelos profissionais de saúde e idosos das casas de acolhimento. É uma boa notícia que renova nossa esperança e mostra que o planejamento de Petrolina está no rumo certo para que possamos vencer juntos esse vírus”, disse o prefeito após a reunião.
Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina