Recife

Projeto-piloto de Urbanização de Dois Trechos da Margem do Rio Capibaribe será apresentado para moradores da área

A previsão para início das obras é em abril de 2021 com inauguração até o final deste ano. A ocasião também servirá para a coleta de contribuições para ajuste final do projeto que seguirá para análise legal da Prefeitura do Recife.

Neste sábado, 23 de janeiro, será realizada simultaneamente no jardim do Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, e no Parque do Caiara, na Iputinga, das 8h às 12h, a apresentação para representantes de moradores destas áreas do projeto-piloto de Urbanização de Dois Trechos da Margem do Rio Capibaribe.

A iniciativa do projeto CITInova, concebida respeitando as rodadas de diálogo e participação realizadas com representantes das comunidades diretamente impactadas pelo projeto, prevê a criação de uma área de convivência e lazer com objetivo de promover a reinserção do rio nas dinâmicas cotidianas da cidade de forma sustentável.

As intervenções acontecerão na altura da comunidade Villa Vintém, no bairro do Parnamirim e no Caiara, na Iputinga.

Projeto
Margem do Caira em travessia pelo Rio Capibaribe de barco. Foto: Giselle Cahú

O encontro também servirá para a coleta de contribuições para ajuste final do projeto que seguirá para análise legal da Prefeitura do Recife e execução da ARIES. 

A previsão para início das obras é em abril de 2021 com inauguração até o final deste ano. O evento seguirá as normas de segurança por conta da Covid- 19 com distanciamento social e uso obrigatório de máscara entre outras medidas.

O Projeto CITinova, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), é implementado no Brasil pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Recife, o CITinova é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em parceria com o Porto Digital.

O Rio Capibaribe é o foco de três projetos-pilotos do CITinova: a urbanização nas margens, barco solar e jardins filtrantes. O barco irá fazer a travessia do Rio Capibaribe, transportando os moradores de uma margem a outra com conexões na estação Parque do Caiara, no bairro da Iputinga (zona oeste), e estação Murillo la Greca, no bairro Parnamirim (zona norte).

A urbanização de dois trechos das margens e um jardim filtrante para tratamento da água poluída também fazem parte da iniciativa.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal