Vacinação

Prefeitura do Recife já vacinou quase cinco mil pessoas contra Covid-19

A Prefeitura do Recife, até o início da noite da quinta-feira, 21 de janeiro, terceiro dia de vacinação contra o novo coronavírus, imunizou, no total, 4.848 pessoas dos grupos prioritários.

Desde a última terça, 19 de janeiro, equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde levaram as doses da vacina para 35 locais – hospitais, policlínicas e unidades básicas de saúde com serviços dedicados à covid-19, além de instituições de longa permanência para idosos.

Só na quinta, 21, 2.096 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Também hoje as equipes da Secretaria de Saúde começaram a imunizar os trabalhadores que atuam na rede hospitalar privada que recebem pacientes com a doença e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa que vivem em residências inclusivas e os profissionais desses locais.

Leia mais:
>>> Recife inicia vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19

Fazem parte do grupo prioritário para imunização, nesta primeira etapa, trabalhadores da saúde da linha de frente do enfrentamento à pandemia; idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais; e pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa que vivem em residências inclusivas.

O Recife recebeu do Ministério da Saúde 66.200 doses da vacina CoronaVac, o que garante o esquema completo de duas doses para 33.100 pessoas do grupo prioritário.

Demanda por vacina

O prefeito João Campos, em entrevista concedida à CNN nesta terça-feira, 19 de janeiro, afirmou que o Recife e demais cidades brasileiras hoje têm demanda por mais doses da vacina contra a covid-19.

Segundo o prefeito do Recife, o primeiro lote ainda é insuficiente para vacinar todo o público alvo previsto na primeira fase. O prefeito detalhou ainda toda a estrutura do Plano Recife Vacina, que garante todo o aparato necessário para vacinar a população da cidade.

“A grande demanda hoje, no Recife, e imagino que em todas as cidades, é que chegue mais doses por parte do Ministério da Saúde. Então nosso clamor é para que chegue quanto antes mais vacina para que a gente possa utilizá-las da melhor forma para vacinar as pessoas da cidade, seguindo sempre as recomendações dos grupos prioritários e garantindo que ninguém fure fila. Não pode haver privilégios na vacina e ninguém pode furar fila”, disse o prefeito.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife