Recomendações

Sabia quais as poucas pessoas em que a Coronavac é contraindicada

A bula da Coronavac, vacina da Sinovac com parceria com o Instituto Butantan, mostra que a vacina tem poucas contraindicações e causa reações adversas principalmente em pessoas com alergia a algum componente usado em sua produção.

Um dos pontos destacados na bula diz respeito a quem deve procurar um médico antes de receber a vacina: pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão.

Caso a pessoa tenha alergia a algum componente da vacina e não saiba até o momento de aplicação, o Instituto Butantan afirma que os pontos de vacinação têm doses de adrenalina para reverter um possível choque anafilático.

Ver mais:

>> Distribuição do 1º lote da CoronaVac é concluído pelo Ministério da Saúde

>> Rodrigo Maia diz que a China vai acelerar o envio da matéria-prima da Coronavac

>> Pernambuco: Saiba quantas doses de CoronaVac as cidades receberam para o enfrentamento à Covid-19

Pelo regulamento, o Instituto deve garantir pronto-atendimento por trinta minutos após a aplicação.

“A orientação é que, se a pessoa não tem certeza se é alérgica a algum componente ou não, ela fique no local por 30 minutos”, diz Luiz Gustavo de Almeida, microbiologista da USP e coordenador do Instituto Questão de Ciência.

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.

“Não quer dizer que vai ter problema, mas não temos como garantir que não terá. É simplesmente pelo fato deste grupo não ter sido testado, portanto, não é possível garantir a segurança”, diz Almeida.

O microbiologista também destaca restrições para pessoas com sistema imunodeprimido ou imunodebilitado.

“Principalmente aquelas que fazem uso de imunoglobulina humana. Ela deve ser vacinada com, pelo menos, um mês de intervalo para não interferir na resposta imunológica”, alerta. “Mas a orientação na bula é de que podem sim, desde busquem a orientação medica.”