Pedido

Wanderson Florêncio solicita inclusão de pessoas com deficiência e doenças raras no grupo prioritário da vacina da Covid-19

O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) solicitou ao Governo do Estado de Pernambuco que pessoas com deficiência e com doenças raras sejam incluídas no grupo prioritário que receberá a vacina da Covid-19. Profissionais de saúde que estão trabalhando no combate à pandemia, idosos e indígenas já estão sendo vacinados desde a última segunda-feira nas cidades pernambucanas, após a chegada do primeiro lote de vacina.

Após analisar os planos da vacinação dos Governos Federal e Estadual, o parlamentar percebeu que não existe um planejamento específico para este grupo.

“É uma lacuna que existe nos planos de vacinação, mas que ainda há tempo para ser corrigida. As pessoas com deficiência e com doenças raras merecem uma atenção especial do Poder Público e devem ser incluídas no grupo prioritário que receberá a vacina da Covid-19. Pernambuco precisa fazer a sua parte”, afirmou Wanderson Florêncio.

O deputado estadual é o coordenador geral da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e com Doenças Raras na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na Alepe o colegiado tem discutido pautas que garantam a inclusão desse público no acesso a temas como educação, saúde, transporte público, segurança e lazer.

Leia também:
>>>“Onde e como estão sendo gastos os R$ 500 milhões do Programa Caminhos de Pernambuco?”, questiona Wanderson Florêncio 

Cobrança

O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) solicitou ao Governo do Estado que a frota de ônibus do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife, que circula pela capital, volte a cobrar meia passagem das pessoas que utilizam o cartão VEM aos domingos.  Desde o dia 21 de maio o benefício foi suspenso pelo Consórcio, prejudicando os passageiros.

De acordo com o balanço apresentado, o valor arrecadado pelo CTRM por quem usa o cartão aos domingos está crescendo desde que o benefício foi suspenso, mostrando que a arrecadação do Consórcio está crescendo apesar de não utilizar a frota completa.

“Faz mais de um mês que o Governo está flexibilizando a quarentena, as pessoas estão voltando a circular diariamente, inclusive nos finais de semana. Não há motivos para que a suspensão continue”, afirmou Wanderson Florêncio.

O parlamentar também faz um apelo para que o Consórcio volte a utilizar todos os ônibus que circulavam antes da pandemia, como forma de garantir o distanciamento social dos passageiros, além de ressaltar a importância do uso de máscaras em espaços públicos para impedir a propagação do novo Coronavírus.

“O distanciamento entre as pessoas é importante para que a população se sinta segura, por isso pedimos que a frota completa esteja nas ruas. As atividades estão voltando ao normal e os pernambucanos estão saindo de casa. O estado precisa fazer a sua parte”, comentou Wanderson.

Da redação do Portal com informações da assessoria do deputado Wanderson Florêncio