Pandemia

Fernando de Noronha vacina idosos acima de 75 anos contra a Covid-19

Fernando de Noronha iniciou nesta quarta-feira, 20, a vacinação contra a Covid-19 nos idosos acima de 75 anos. A imunização está sendo coordenada pela equipe de Atenção Básica da ilha, que está indo no domicílio dos idosos para imunizá-los. Cerca de 30 idosos nessa faixa etária, cadastrados e acompanhados pela Unidade de Saúde da Família (USF) do arquipélago, estão aptos a receber a vacina.
Para Maria Eunice de Oliveira, de 76 anos, conhecida na ilha como dona Nice, a vacina representa a possibilidade de ter a rotina reestabelecida. Após receber a primeira dose, ela se mostrou feliz e confiante com este novo momento para a comunidade insular.
“Hoje estamos convivendo com um dos maiores vírus que já existiram na humanidade. A gente sabe que a vacina não vai curar na sua totalidade, mas no mínimo traz esperança. Nós vamos continuar com o mesmo cuidado de antes para receber a segunda dose. Mais para frente nós vamos ficar imunes”, disse.
Dona Nice ressaltou ainda que tomar a vacina não tira a responsabilidade de cada um com os cuidados para evitar a propagação do coronavírus. Ainda é necessário continuar mantendo todas as orientações das autoridades de saúde, como a utilização de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
“Acima de tudo, é preciso obedecer as recomendações e respeitar as outras pessoas. Porque se eu não procuro me cuidar, com certeza não vou cuidar de ninguém”.
Emocionado, Francisco Paulo de Oliveira, de 81 anos, o Seu Chiquito, para os noronhenses, falou da seriedade da doença, que atingiu o planeta em 2020.
“Eu aconselho que todos tomem mesmo vacina, porque mal não faz”. Da mesma opinião, dona Rita Flor, de 93 anos, recomendou a vacina. “Foi uma surpresa receber a imunização. Não doeu nada, foi perfeito. Aconselho a todo mundo tomar”.
Em 28 dias será aplicada a segunda dose da CoronaVac, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, para garantir melhor eficácia. As vacinas para esta segunda dose já estão armazenadas adequadamente na ilha. Fernando Magalhães, superintendente de Saúde de Noronha, que acompanha de perto a imunização junto com o administrador da ilha Guilherme Rocha, falou sobre a vacinação desse grupo prioritário.
Leia também:
“A gente está cuidando da vacinação dos idosos acima de 75 anos, que sempre foi uma prioridade da nossa gestão, porque eles são a história viva de Fernando de Noronha. Conseguimos garantir as doses suficientes para vacinar todos os idosos nessa faixa etária. Vamos fazer a visita em cada casa e eles não precisam sair da sua residência”, comentou Fernando.
Fernando de Noronha recebeu ao todo 380 doses da vacina contra o coronavírus. Além dos idosos, 165 profissionais de saúde do arquipélago, que atuam desde o início no combate à Covid-19 também estão sendo vacinados, na Unidade de Saúde da Família. A expectativa é de que todos as pessoas desses dois grupos sejam vacinadas ainda hoje.

 

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco