Segurança

Operação Linha Segura nas estações do metrô já apresenta resultados

Através do Batalhão de Choque, que coordena os trabalhos da Operação Linha Segura, em convênio com a CBTU, e que recebe apoio dos batalhões de área e outras unidades especializadas, a Polícia Militar informa que os primeiros resultados da iniciativa começam a ser conquistados.

O emprego do efetivo se dá através do estudo das incidências criminais, com base no levantamento da Gerencua de Análise Criminal e Estatística da SDS, envolvendo horários e modalidades de delitos nas estações e nos vagões dos trens.

Dessa forma, no período de 5 a 11 de janeiro, a operação já possibilitou a geração de dez Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), uma apreensão em flagrante de ato infracional, uma recaptura de pessoa com mandado de prisão em aberto e três boletins de ocorrência, o que soma 15 capturas nas estações e trens do Metrorec.

Operação Linha Segura com PMPE no metrô do Recife
Metrô do Recife e PMPE dão início à operação Linha Segura. Foto: Divulgação

Ver mais:

>> Operação Linha Segura: PM faz rondas nos vagões e estações do Metrô do Recife

>> Paulo Câmara promete nomear duas turmas de 500 novos PMs em 2021

Além disso, foram recuperados nove celulares com queixa de roubo ou furto e apreendidas 111g de maconha de posse de indivíduos suspeitos dentro do referido equipamento público.

A PMPE lembra que a Operação Linha Segura tem como objetivo precípuo prevenir e reprimir atividades criminais no sistema público de transporte.

Os policiais são lançados nas estações e em patrulhas móveis dentro das composições. Atuam em abordagens preventivas e orientações quanto às atividades proibidas – reguladas em normas específicas do sistema, como o comércio ambulante e qualquer outra atividade ilícita que venha a ser observada.

Da redação do Portal com informações da Polícia Militar de Pernambuco