Medida

Praias pernambucanas podem fechar caso aglomerações continuem, alerta governo

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse em coletiva de imprensa na última quarta-feira, 13 de janeiro, que o Governo de Pernambuco pensa em realizar o fechamento das praias na próxima semana.

A medida será tomada caso aconteçam novamente as aglomerações nas faixas de areia dos espaços públicos neste fim de semana.

“Estamos dando mais uma oportunidade e, se não houver colaboração de todos juntos, teremos que adotar uma medida mais severa a partir da próxima semana”, disparou André Longo.

Na coletiva de imprensa o secretário de Saúde do Estado também informou uma série de restrições para conter o avanço do coronavírus.A partir desta sexta-feira, 15 de janeiro, o uso do carro de som em comércio de praia, bares, restaurantes e demais estabelecimentos ficam proíbidos em Pernambuco.

Segundo Longo, o som é um fator de aglomerações nos espaços. De acordo com o governo do Estado, a medida tem validade de 30 dias.

Leia também:
>>>Procon-PE interdita os bares Mini Mundo, Vapor 82 e Esquenta no fim de semana

Bares interdidatos

Mais um fim de semana de ações realizadas pelo Procon-PE. A operação, que contou com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), interditou quatro estabelecimentos durante as noites de sexta-feira (08.01) e sábado. Três  estabelecimentos foram interditados, pelo Procon e outro pelo Corpo de Bombeiros,

O órgão de defesa do consumidor interditou o Sub Urban Bar, o The Queen, ambos em Boa Viagem e o Via Show, no Alto de Santa Terezinha. O Via Show e o The Queen estavam com aglomeração e pessoas circulando sem máscara.

Já o Sub Urban estava funcionando de forma irregular. Ele tinha sido interditado no último sábado (02.01), e não tinha autorização do órgão para voltar a funcionar. Na ocasião, os fiscais  constataram aglomeração e falta de distanciamento entre as pessoas. O dono foi conduzido para a Delegacia e aberto um Boletim de Ocorrência.

 
Essa é a terceira vez que o Sub Urban Bar é interditado. A primeira foi em 4 de dezembro, pelo Corpo de Bombeiros, durante fiscalizações conjuntas com o Procon. Já o Seu Visconde, em Boa Viagem, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, o local não tinha feito as adequações de sinalização de segurança. O Procon já fiscalizou 313 bares e restaurantes e interditou 25 estabelecimentos.

Praias

Durante todo o fim de semana o Procon Pernambuco também realizou ações educativas nas praias de Olinda e Boa Viagem. Foram feitas orientações sobre o distanciamento social e a utilização da máscara. Algumas irregularidades foram constatadas, como a falta de distanciamento entre mesas e cadeiras, mas foram corrigidas no ato da fiscalização.