Liberado

CarnaRio: Rio de janeiro autoriza carnaval fora de época em julho de 2021

O Rio de Janeiro vai ganhar um ‘carnaval fora de época’, no mês de julho, anualmente. No calendário de datas oficiais do Estado, vai ser acrescentado o “CarnaRio“, para estimular o turismo.

A lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial Extra da última terça-feira (12/01).

No texto, o governador diz que o CarnaRio tem por finalidade “a estimulação do turismo, lazer e, principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços”.

Outras liberações

A prefeitura e o governo do estado do Rio de Janeiro liberaram a presença do público nos estádios, com restrição na capacidade. A publicação da resolução conjunta consta no Diário Oficial desta quarta-feira, 13 de janeiro.

No entanto, horas depois, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que a decisão de liberar a torcida nos estádios será revogada. Através das redes sociais, Paes disse que a medida está correta tecnicamente, de acordo com a secretaria de Saúde, mas que é quase impossível de ser fiscalizada.

O prefeito comunicou o recuo de uma resolução conjunta em que a prefeitura e o governo do Rio liberavam as torcidas de acordo com o nível de contágio nós bairros onde estão os estádios.

Outros recuos

Esse não é o primeiro recuo da gestão de Eduardo Paes sobre a liberação de atividades na cidade em meio ao aumento de casos da Covid-19. Na semana passada, a prefeitura havia decidido reabrir as áreas de lazer na orla aos domingos e feriados e também permitir o estacionamento nas praias aos fins de semana.

Dias depois, a prefeitura comunicou o adiamento da medida até que fosse feita uma ampla campanha de conscientização que, segundo o comunicado, estava em elaboração. Nessa terça-feira (21), no entanto, um decreto publicado no Diário Oficial do município permitiu as áreas de lazer e a parada dos carros. Com isso, as avenidas Delfim Moreira, Avenida Atlântica, Vieira Souto e o Aterro do Flamengo voltam a fechar para os carros aos domingos e feriados.

A medida é criticada por especialistas que temem aglomerações e o desrespeito às regras sanitárias, como o uso de máscara e o distanciamento social.