Benefício

Agricultores de Petrolina têm até esta sexta para se inscrever no Programa de Aquisição de Alimentos

Os agricultores familiares de Petrolina que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) têm até esta sexta-feira (15) para efetivar a inscrição no programa. Este ano, o PAA vai investir mais de R$ 1 milhão para fomentar a agricultura familiar local através da compra direta de alimentos aos 208 agricultores que serão selecionados.

Leia também:
>>>Petrolina é destaque em pesquisa de investimento no agronegócio

As inscrições acontecem das 7h30 às 13h, no térreo do Centro de Convenções seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos serão contemplados os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  O objetivo é adquirir dos agricultores locais produtos como acerola, goiaba, carne, macaxeira, mel, polpas de frutas, legumes, entre outros.

Para se cadastrar é preciso apresentar cópia da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); CPF; carteira de identidade; comprovante de residência; Número de Inscrição Social (NIS); Certificado Orgânico (no caso de agricultor com produção orgânica); além de um documento que comprove vínculo com a terra e ficha de cadastro preenchida e assinada com as propostas de fornecimento. O Edital completo pode ser obtido no Diário Oficial da prefeitura, através do link https://doem.org.br/pe/Petrolina/diarios/previsualizar/LZVLlpV1?filename=DOE-pe_petrolina-ed.2.565-ano.11.pdf&_cb=20210105170632

Reconhecimento

Petrolina está no topo dos municípios brasileiros destaque em investimentos no agronegócio, é o que mostrou um estudo publicado para Revista EXAME. O aumento das exportações, crescimento da produção, empregabilidade e a média salarial dos trabalhadores, entre outros indicadores, foram analisados pela Urban System.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), Flávio Guimarães, a agricultura irrigada e a fruticultura têm contribuído para o desenvolvimento econômico e social no município.

 “Petrolina é uma grande produtora de frutas. O PIB do Vale do São Francisco em exportações é de R$ 265 milhões. Manga e uva são os principais produtos enviados para fora do país. Em relação ao impacto social na fruticultura, a mesma gera em torno de 250 mil empregos diretos no setor. Além disso, o crescimento da agricultura com ampliação dos projetos de irrigação, beneficia o pequeno agricultor a produzir de forma mais eficiente, fazendo assim aumentar a geração do emprego, renda e qualidade de vida”, pontuou.

Petrolina tem atuado junto aos bancos públicos para liberação de linhas de crédito para os produtores rurais; realização de obras de mobilidade que melhorem o fluxo viário e transporte de cargas; atuação junto ao Ministério da Agricultura para liberação de investimentos em ações de combate a pragas das frutas; relacionamento estreito com sindicatos, órgãos de classes e cooperativas de produtores para atuação nos mais diversos temas ligados ao setor; realização bianual da FENAGRI – Feira Nacional da Agricultura Irrigada, visando o desenvolvimento em negócios e tecnologias para o setor.

“Petrolina é um exemplo a ser seguido de como se transforma uma região e se permite que a população se aproprie da riqueza que é gerada aqui”, finalizou Flávio.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina