Oportunidade

Prefeitura do Jaboatão oferece descontos de até 30% no IPTU 2021

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou o processo de envio dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2021. Caso o contribuinte esteja adimplente, os descontos podem chegar a 30%, para quem optar pelo pagamento da cota única, e a 10%, para parcelamento em até 10 quotas mensais. A expectativa da Fazenda Municipal é de arrecadar cerca de R$ 93 milhões até o fim do ano.

A emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) também pode ser feita de forma on-line, por meio do site: jaboatao.pe.gov.br. O processo é simples, basta apenas que o contribuinte forneça o sequencial ou a inscrição do imóvel, escolha pela opção de parcelamento ou pagamento da cota única e a data de vencimento. Atualmente, a cidade conta com cerca de 205 mil imóveis cadastrados.

Secretário municipal de Planejamento e Fazenda, César Barbosa enfatizou a queda no nível de inadimplência ao longo dos últimos anos, resultado atribuído por ele às melhorias realizadas pela gestão. “Esse modelo de gestão inteligente, que une eficiência e inovação, e valoriza a aplicação de recursos públicos em áreas prioritárias, tem sido observado pela população e isso tem reflexo direto no aumento da arrecadação. Com obras sendo executadas em cada canto da cidade, a população passou a ver o imposto pago sendo bem aplicado e, com isso, a cidade ganha como um todo”, pontuou Barbosa.

Veja Mais 

>>>Matrículas na rede municipal do Jaboatão começam na próxima segunda (11)

Matriculas dos Alunos de Jaboatão 

As matrículas para o ano letivo de 2021 na rede pública do município do Jaboatão dos Guararapes terão início no dia 11 e irão até o dia 15 deste mês de janeiro. As inscrições serão on-line, através do site: jaboatao.pe.gov.br/matricula-online-2021.

Entre os dias 25 e 28, há o período da confirmação. Haverá também o segundo período de matrícula, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, e a confirmação, de 24 de fevereiro a 1º de março. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que o número de matriculados aumente em cerca de 4%, passando de 65 mil para mais de 68 mil alunos.

No ato da confirmação presencial, pais ou responsáveis devem apresentar cópia da certidão de nascimento (se for menor de idade) ou carteira de identidade, duas fotos 3×4, cópia da carteira de vacinação, comprovante de residência, cópia do CPF (se for maior de idade) ou do responsável. Os atuais estudantes da rede municipal terão as matrículas automáticas.

As aulas presenciais ainda não têm data prevista para início, devido à pandemia da Covid-19. No entanto, todas as 148 escolas municipais estão sendo adaptadas para garantir a segurança sanitária dos estudantes, professores e funcionários, quando houver a liberação

Para melhorar a ventilação nas salas de aula, estão sendo instaladas janelas e ventiladores. Haverá pias, tanto nos banheiros quanto em locais externos. Há obras para revisão no sistema hidráulico e distribuição de totens com dispensers para álcool em gel nas dependências das unidades escolares. As bancas serão distribuídas de forma que se assegure o distanciamento social correto entre os alunos. Professores e funcionários estão sendo orientados sobre os procedimentos de segurança.

Enquanto não há autorização para as aulas presenciais, a Prefeitura do Jaboatão mantém o sistema de entrega de cestas básicas aos alunos. Desde que foi decretada a suspensão das aulas, foram entregues quase sete mil toneladas de alimentos para compensar a merenda, que é oferecida nas unidades de ensino.

Leia também:
>>>Jaboatão dos Guararapes terá maior PPP de iluminação pública de PE

CÍVICO-MILITAR 

As matrículas para a Escola Cívico-Militar Natividade Saldanha serão realizadas em momento posterior. A orientação aos pais ou responsáveis é que façam as matrículas em uma das unidades da rede municipal, para assegurar que nenhum estudante fique sem vaga. A data para inscrição na Natividade Saldanha será comunicada pela Secretaria Municipal de Educação.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes