Desistência

Líderes do governo desistem de concorrer à presidência do Senado

Os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), desistiram de disputar a indicação do MDB para a presidência do Senado. A informação é do site Congresso em Foco.

Com a desistência dos líderes de lançar candidatura própria, a escolha da candidatura do partido está entre a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MS), e o líder da sigla, Eduardo Braga (AM).

As desistências dos senadores acontecem após o presidente Jair Bolsonaro confirmar que apoia o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como sucessor de Davi Alcolumbre (DEM-AP). A candidatura do mineiro é articulada pelo atual presidente do Senado e conta com o apoio do PSD (11 senadores), Pros (3) e Republicanos (3).

Ver mais: 

>> Consultor do Senado discorda de reeleição para presidente da Casa

>> FBC é um dos cotados para disputar a eleição para presidente do Senado

>> Senado recebe PEC de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado

Pacheco e os dois pré-candidatos do MDB se movimentam nesta semana para garantir o maior número de alianças na disputa.

Os seis senadores do PT tendem a apoiar Pacheco, mas uma ala do partido não descarta uma composição com o MDB. Dentro do MDB, Braga é quem mais dialoga com os petistas.

O PSDB, com sete senadores, tem proximidade com Simone Tebet e o nome dela também tem simpatia no Podemos, com 10 senadores.

Os sete senadores do PP ainda não definiram data para fechar uma posição, mas a cúpula do partido espera que seja nesta semana.