Inclusão

Prefeitura de Garanhuns terá intérpretes de libras em eventos oficiais

O público presente à solenidade de posse do prefeito Sivaldo Albino e seu vice, Dr. Pedro Velôso, acompanhou a descrição na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) das falas, vídeos e hinos, pela intérprete Alessandra Menezes, uma das oito servidoras da Secretaria de Educação do município que realizam este tipo de trabalho.

A inclusão foi decisão do prefeito recém empossado, e parceria das secretarias de Comunicação Social e Educação, e se tornará constante nos eventos oficiais da Prefeitura.

“Precisamos pensar e agir pela inclusão social e acessibilidade. Colocar intérprete de Libras nos eventos atende tanto os presentes nos locais quanto aqueles que nos acompanham nas transmissões pelas redes sociais. Outras medidas como legendas e áudio-descrições também estão em estudos para implantação. Esperamos que esta iniciativa possa também motivar outras instituições públicas e privadas a oportunizarem este serviço inclusivo em suas agendas públicas”, afirmou Sivaldo Albino.

Ver mais: 

>> Prefeitura de Garanhuns conversa com lideranças quilombolas sobre Patrimônio Cultural

>> Em Garanhuns, Sivaldo Albino comemora requalificação do aeroporto da cidade

>> Laura Gomes assume mandato de deputada estadual, após posse de Sivaldo Albino em Garanhuns

Segundo Alessandra, com formação na área de Libras, já no evento, ela pôde conversar com duas meninas surdas que aprovaram a iniciativa.

“Imaginem a emoção dessas meninas ao ver que entenderam tudo o que se passava na solenidade. Que bom que teremos mais presença nestes acontecimentos públicos”, afirmou a profissional.

Wilza Vitorino, Secretária de Educação, e Ronaldo César, de Comunicação Social, estarão ajustando a presença dos intérpretes conforme normatizações em vigor, mas o resultado da iniciativa já foi sentido no primeiro momento público de Sivaldo Albino, recebendo atenção do público e a aprovação de todos.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Garanhuns