Montadora Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
O motivo seria a redução das vendas no ano de 2020. A expectativa é que mais de 5 mil funcionários sejam desligados da empresa.
A montadora de veículos Ford divulgou, nesta segunda-feira, 11 de janeiro, que vai encerrar as atividades de produção de carros no Brasil. O motivo seria a redução das vendas no ano de 2020. A expectativa é que mais de 5 mil funcionários sejam desligados da empresa.
Com a divulgação do fim das atividades de produção no país, os carros da Ford vão precisar ser importados. Aqui no Brasil, a empresa possui fábricas nos estados da Bahia, São Paulo, e no Ceará.
Em nota divulgada, a organização disse que prevê impacto de US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes. Além disso, com a “baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos”, a Ford sofrerá impacto de US$ 1,6 bilhão.
Mesmo com o encerramento da produção, a montadora continuará com a sede administrativa da América do Sul (SP), o Campo de Provas, em Tatuí (SP) e o Centro de Desenvolvimento de Produto (BA).
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford, em nota publicada na página da empresa.
A partir de agora, os carros serão produzidos na Argentina, no Uruguai e em outros países. Os clientes que estão no Brasil também poderão ter acesso ao serviço de assistência ao consumidor.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, afirmou Farley, em nota.