Prevenção

Mutirão de limpeza em abrigo noturno de Petrolina

Mutirão de limpeza neste sábado (9) no Ginásio Osvaldo do Flamengo que vem funcionando como abrigo noturno para pessoas em situação de rua, em Petrolina. O espaço, que foi adaptado para acolher este público no período da pandemia, recebeu uma verdadeira força-tarefa para uma faxina geral num gesto de reforço às ações de prevenção à covid-19.

O Mutirão foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.  Segundo a gestora da pasta, Gláucia Andrade, embora já haja previsão de vacina, a prevenção ainda é o principal caminho.

Estamos otimistas para a vacinação, em breve. Mas, a pandemia, infelizmente, ainda não acabou. Continuamos vigilantes para controlar o contágio da covid-19, principalmente, junto ao público que está em situação de grande vulnerabilidade, como as pessoas em situação de rua“, reforça a secretária

Após o Mutirão de limpeza, o público foi recepcionado já no início da noite com a apresentação do violinista Otávio Duarte em uma ação desenvolvida pela ONG Aliança do Bem PNZ que também distribuiu lanche ao público. No local organizado pela prefeitura, o público pode fazer a higienização pessoal e ter uma noite tranquila de sono. Eles também têm acesso a quatro refeições diárias, sendo três fornecidas no Restaurante Popular e a última no próprio abrigo. A ação foi executada com apoio das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra).

 

Saiba mais sobre Petrolina:

O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, do Rio Pontal e do grupo de bacias de pequenos rios Interiores. (PETROLINA, 2014) e tem como bioma predominante a caatinga, com ocorrência mineral de calcário e argila, sendo que a maior extensão de sua área possui um solo apropriado para cultivo temporário ou permanente. Administrativamente, o município é composto pela Sede, pelos distritos de Curral Queimado, Rajada e pelos povoados de Cristália, Nova Descoberta, Tapera, Izacolândia, Pedrinhas, Uruás, Lagoa dos Carneiros e Caatinguinha.

Quanto as vias de acesso à cidade, o município é cortado pelas rodovias federais BR-232, BR-110, BR-316, BR-428 e BR-122 e estadual PE-360 (PETROLINA, 2014).Além disso, o município conta com o aeroporto Senador Nilo Coelho que vem apresentando constante aumento no número de pousos e decolagens, em 2010 foram 7.396. O número de passageiros quase dobrou nos últimos anos. Em 2010, foram 254.185 passageiros embarcados e desembarcados que em 2013 aumentou para 473.471. O aeroporto de Petrolina está operando com três empresas aéreas(Avianca, Azul e GOL), seis voos diários com destino a: Campinas (SP), Guarulhos (SP), Recife (PE) e Salvador (BA) e ainda possui frequência semanal (madrugada das quartas-feiras) de um voo cargueiro para a Europa (Luxemburgo). (INFRAERO, 2014).

Leia também:

Prefeitura de Petrolina garante requalificação do Centro de Convenções
Prefeitura de Petrolina amplia e fortalece rede de assistência social

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Assessoria da Prefeitura de Petrolina.