Praias

Prefeitura do Cabo realiza ação no litoral em combate ao novo coronavírus

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou na manhã deste sábado (8) uma ação de combate e prevenção ao novo coronavírus no litoral cabense. Uma equipe de cerca de 100 pessoas distribuíram álcool em gel, panfletos informativos e viseiras para os comerciantes e banhistas das praias de Gaibu, Xaréu, Itapuama, Calhetas e Suape.

O movimento também contou com arte educadores, agentes da Polícia Militar, Procon, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Eles alertaram sobre a importância de manter o distanciamento social, o uso obrigatório de máscara quando não estiver no mar e os riscos da exposição ao vírus. O prefeito Keko do Armazém esteve presente entregando materiais de prevenção a Covid19 e conversando com a população. “Mobilizamos várias secretarias da nossa gestão, alinhados com o governo estadual, para coibir aglomerações no nosso litoral e conscientizar a população sobre os impactos da pandemia e a importância de nos prevenirmos. Se cada um fizer sua parte conseguiremos vencer esse vírus”, afirmou o prefeito.

Na noite da última sexta-feira (8) agentes da Guarda Municipal também estiveram na orla para coibir o uso de paredões e aglomerações no litoral cabense. A comerciante Laudiceia Silva trabalha há 20 anos na praia de Gaibu e disse achar necessária essas ações nas praias. “Estou muito feliz com essa ação da prefeitura do Cabo, pois, mesmo nós comerciantes pedindo o uso das máscaras, alguns clientes se recusam. Espero que agora a população tenha mais consciência da gravidade desta doença”. A ação também ocorrerá no domingo (10) e nos próximos finais de semana de janeiro.

Veja Mais 

>>>Miguel visita novo prefeito do Cabo e apresenta projetos de Petrolina

Prefeito de Petrolina visita prefeito do Cabo

Em passagem pelo Litoral, nesta sexta-feira (08), o prefeito Miguel Coelho visitou o novo gestor do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém. O encontro teve por objetivo uma troca de experiências e apresentação de projetos em andamento na cidade sertaneja que podem ser desenvolvidos também na prefeitura cabense.

Miguel falou do difícil início de mandato, em 2017, quando encontrou a gestão com dívidas superiores a R$ 230 milhões e os entraves para realizar convênios por pendências com o Governo Federal. O prefeito petrolinense também tratou do modelo de gestão que mudou a mobilidade da cidade com centenas de obras viárias, a melhoria no transporte público, além de projetos de saúde e educação.

Keko do Armazém ressaltou que tem ouvido, nessa fase de transição de governo, líderes bem avaliados para identificar iniciativas que possam ser aplicadas no Cabo.

“Petrolina tem uma das gestões mais bem avaliadas de todo o Nordeste. Precisamos trocar experiências para que possamos aplicá-las aqui. As dificuldades enfrentadas no início da gestão em Petrolina, quatro anos atrás, são muito parecidas com as nossas. Não iremos medir esforços para transformar a vida do povo no Cabo. Quero agradecer a gentileza de Miguel, que é um dos grandes nomes da política pernambucana”, afirmou Keko.

Miguel aproveitou a oportunidade ainda para convidar Keko para visitar ainda este ano Petrolina.

“Tenho certeza que o prefeito terá uma gestão exitosa. Esse processo de troca de experiências é fundamental, fiz isso também e continuo observando outras cidades. Espero que, após essa fase mais difícil e com a vacinação já em andamento, num futuro próximo, Keko visite Petrolina para conhecer os encantos de nossa cidade.”

Leia também:
>>>Prefeitura de Petrolina garante requalificação do Centro de Convenções

Vacinação

Após o anúncio da alta eficácia da vacina CoronaVac, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, comemorou a notícia e assegurou que já está em negociação com o Instituto Butantan para a aquisição de doses. A informação sobre o interesse na compra foi divulgada pelo gestor sertanejo, na quinta (07), em suas redes sociais.

A vacina obteve 78% de eficácia em casos leves e 100% nas ocorrências graves e moderadas, segundo os pesquisadores do Instituto Butantan. Com isso, a instituição já solicitou o uso emergencial do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Desde dezembro passado, o prefeito de Petrolina anuncia o interesse na compra da vacina produzida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. Após a aprovação pela Anvisa, Miguel garante que trabalhará para a rápida aquisição do imunizante para o uso em Petrolina. “Uma notícia que traz grande alívio e muita esperança. Vamos aguardar a aprovação, o início do plano de imunização, caso não recebamos o suficiente para todos os petrolinenses, já apresentamos ao Instituto Butantan nosso interesse em adquirir. Vamos vencer juntos”, comentou Miguel no Twitter.

Petrolina foi uma das cidades pioneiras no Nordeste no uso de testagem em massa e outras medidas de prevenção e controle do coronavírus. O trabalho resultou em uma redução dos casos graves, assim como, de mortes pelo vírus. A cidade sertaneja é hoje a que tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre os grandes municípios do Nordeste.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo