Fiscalização

PCR reforça conscientização e orienta sobre protocolos de enfrentamento à pandemia na orla da cidade

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) montou esquema especial, neste início de ano, para reforçar o trabalho de conscientização e orientação em toda a orla da cidade em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus.

Neste sábado (9), a ação começará a partir das 10h nas orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul, e contará com a presença de arte-educadores, orientadores, distribuição de 4 mil máscaras e material informativo sobre os cuidados via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem.

O trabalho de conscientização é realizado por profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde; das Secretarias de Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; Governo; além do Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

Eles atuarão em quatro trechos distintos definidos pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e circularão tanto pelo calçadão como pela faixa de areia, orientando os banhistas e os cerca de dois mil trabalhadores da praia cadastrados na Dircon.  Durante todo o ano de 2020, foram realizadas quase 7 mil inspeções nos quiosques, barracas padronizadas e comércio ambulante das praias.

PCR reforça conscientização e orienta sobre protocolos de enfrentamento à pandemia na orla da cidade
Funcionários realizando fiscalização na praia. Foto: Arquivo/cortesia

Durante a ação, os inspetores sanitários vão observar, por exemplo, os cuidados com os alimentos que estão sendo vendidos e também o uso de máscara pelos comerciantes; se cada barraca está com a quantidade exata de cadeiras permitida; se há distanciamento adequado; entre outras medidas. Já os profissionais da Secretaria de Turismo e Lazer farão distribuição de máscaras, para incentivar o uso da proteção pelas pessoas.

Desde o início da pandemia, a PCR distribuiu máscaras e informações em Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 espalhadas em diferentes locais da cidade, inclusive na orla.

Ao todo, a PCR já distribuiu mais de 900 mil máscaras em todo o município. Além do trabalho de orientação realizado pela PCR, é fundamental contar com a colaboração de toda a população, que tem papel essencial no enfrentamento à pandemia.

Leia também:
>>>João Campos formaliza intenção de compra de 1 milhão de doses de vacina contra covid

Campanha

Nos próximos sábados e domingos, entre 10h e 14h, serão realizadas ações em toda a orla do Recife através de uma campanha de cunho educativo. Elaborada pelo Gabinete de Comunicação da Prefeitura, a ação promocional irá promover a sensibilização de banhistas e turistas através de promotores de mídia externa e arte-educadores.

A ação envolve também quiosqueiros, barraqueiros e ambulantes volantes, que receberão adesivos em tamanhos variados com QR Codes. A ideia é que clientes que acessem o QR Code possam ter em mãos as principais mensagens do esforço para o combate à covid-19: a troca de máscara a cada vez que o equipamento de segurança estiver úmido, a distância de 1,5 metro entre os banhistas e a lavagem das mãos ou utilização de álcool em gel sempre que necessário.

Nas barracas, três equipes com quatro arte-educadores cada promete causar sensação com performances-surpresa. A ação lúdica e leve também irá abordar os cuidados na praia para sensibilizar os demais clientes.

A ação também será reforçada no calçadão, onde um total de 20 promotores de mídia externa irão transitar ao longo da orla com sinalizações acerca de cuidados para o esforço no combate à covid.

Confira as principais regras da PCR para circular com cuidado nas praias neste período:

– A ocupação das barracas deverá respeitar o distanciamento. O permissionário precisará dimensionar, para cada grupo, um espaço com área mínima de 4m x 4m. Entre grupos diferentes, serão necessários 1,5 m de distância;

– A quantidade de guarda-sóis e cadeiras ficará limitada ao que couber na área destinada a cada permissionário, respeitando a área de 4m x 4m. Será permitido um guarda-sol, quatro cadeiras e uma mesa de apoio por cada grupo, que não poderá ter mais de 10 pessoas;

– O guarda-sol não poderá ser removido de um grupo de clientes para outros sem a devida higienização;

– Todos os funcionários, prestadores de serviço, barraqueiros, ambulantes e clientes deverão usar máscaras (exceto quando estiverem comendo ou ingerindo líquidos);

– Os cardápios deverão ser distribuídos plastificados ou em material que permita a correta higienização a cada atendimento;

– Palitos de dente, sal, pimenta, ketchup e outros itens deverão ser distribuídos, preferencialmente, em sachês;

– Cadeiras, mesas, bandejas e guarda-sóis deverão ser desinfectados após o uso de cada cliente com produtos à base de cloro, álcool 70% ou similares autorizados pelo protocolo;

– Funcionários, barraqueiros, ambulantes e clientes deverão ter acesso a álcool 70% líquido ou gel para higienizar as mãos;

– Reforçar a higiene dos locais onde os alimentos são preparados e dar preferência a talheres, copos e pratos descartáveis, em embalagens individuais;

– Informar constantemente aos clientes sobre as medidas de higiene adotadas, assim como utilizar as redes sociais e mídias internas para reforçar a importância da prevenção contra o novo coronavírus;

– Estar atento ao estado de saúde dos funcionários e afastá-los por 10 dias quando apresentarem sintomas de covid-19. Orientá-los a acessar o site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br) para receber instruções e marcar o exame. Mediante resultado negativo, a volta pode ser imediata.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife