Laurel

Homenagem: Graça Araújo vai dar nome a habitacional no Recife

Conjunto Habitacional Jornalista Maria Gracilane Araújo da Silva – “Jornalista Graça Araújo”. Esse deve ser o nome do próximo conjunto habitacional a ser inaugurado no Recife, em homenagem à comunicadora falecida em 2018.

A determinação vem da lei nº 18.589, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura em 2019. A proposta é de autoria do presidente da Casa de José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

No texto de justificativa do projeto que deu origem à lei nº 18.589/2019, Romerinho Jatobá conta a trajetória de Graça Araújo. Natural de Itambé, na Zona da Mata Norte. ela formou-se em jornalismo em 1987 e, desde então, atuou em diversos veículos de rádio e televisão.

“Passou pela TV Manchete, pela TV Pernambuco e se tornou chefe de reportagem da TV Jornal, afiliada do SBT, em 1992. No SBT, ajudou na formatação do TV Jornal Meio-Dia, do qual foi âncora por 26 anos. Na época, Graça era a única apresentadora negra na televisão pernambucana”, diz o texto.

A proximidade com os temas relacionados à saúde não deixou de ser destacada pelo parlamentar. Ele lembra que a jornalista chegou a cogitar a carreira de medicina antes de se apaixonar pelo jornalismo. “Por 17 anos, comandou as tardes da frequência no programa Rádio Livre, do qual fazia parte o famoso quadro Consultório de Graça Araújo, que reunia, diariamente, médicos para abordar diferentes temas relacionados à saúde. Em agosto de 2018, o Programa sobre o câncer de cérebro conquistou o primeiro lugar na categoria rádio no Prêmio SBN de Jornalismo, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia”.

Romerinho Jatobá acrescenta que o reconhecimento pelos serviços prestados aos pernambucanos já foi concedido por outros órgãos e entidades. “A jornalista foi uma das homenageadas em Sessão Solene do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), recebendo condecoração concedida a profissionais que contribuem para melhorar o trabalho da Justiça no Estado. Também foi homenageada no livro ‘Sucesso: o que elas pensam’, que reúne 150 mulheres que contam como chegaram ao sucesso profissional”.

Em 2020, Graça Araújo foi declarada patrona do jornalismo pernambucano pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

Veja Mais 

>>>Samuel Salazar é líder do governo na Câmara do Recife a convite de João

Líder do governo na Câmara do Recife 

Samuel Salazar (MDB), passa a ser o novo líder do governo na Câmara Municipal do Recife. Na tarde desta terça-feira, 5 de janeiro, o prefeito João Campos recebeu em seu gabinete o vereador e fez o convite para assumir a liderança da bancada de governo na Casa José Mariano.

O vereador que está em seu segundo mandato parlamentar e recebeu 9.188 votos nas últimas eleições aceitou de pronto a nova missão.

Na ocasião também estava presente o Secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz que desenvolve uma importante tarefa na relação entre o Poder Executivo e Legislativo.

Carlos Muniz (PSB) se licenciou do cargo de vereador que conseguiu ao se eleger como 12º mais votado na capital pernambucana com 8.586 votos para fazer parte do primeiro escalão de João à frente da Prefeitura do Recife.

O prefeito João Campos detalhou a importância do líder do governo na Câmara Municipal do Recife e mais especificamento o motivo da escolha pelo vereador Samuel Salazar.

“Samuel é um quadro que une sensibilidade política, com capacidade de trabalho e técnica. Vai nos ajudar muito na discussão de matérias que vão tramitar na Câmara, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população. Também terá um papel fundamental, tanto na condução da nossa bancada, como numa relação democrática e transparente com a oposição. Queremos ter uma relação muito intensa e próxima com o Legislativo”, disse o prefeito João Campos.

Fonte 

Leia também:
>>> Vereadores do Recife entram em recesso e voltam em 1º de fevereiro

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal