Sertão

Cadastro de agricultores familiares começa na próxima semana em Petrolina

Mais de 200 agricultores familiares de Petrolina serão contemplados com um importante incentivo à sua produção rural. É que foi lançado na terça-feira, 5 de janeiro, o edital de credenciamento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que vai investir mais de R$ 1 milhão para fomentar o setor ao longo de 2021. Os agricultores rurais interessados devem fazer suas inscrições entre os dias 11 e 15 de janeiro, das 7h30 às 13h, no térreo do Centro de Convenções.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, serão contemplados este ano 208 agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  O objetivo é adquirir dos agricultores locais produtos como acerola, goiaba, carne, macaxeira, mel, polpas de frutas, legumes, entre outros.

Além do grande estímulo à agricultura familiar, o PAA também contribui  diretamente com várias instituições que recebem os produtos, beneficiando pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social“, acrescenta a secretária da pasta, Gláucia Andrade.

Para se cadastrar é preciso apresentar cópia da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); CPF; carteira de identidade; comprovante de residência; Número de Inscrição Social (NIS); Certificado Orgânico (no caso de agricultor com produção orgânica); além de um documento que comprove vínculo com a terra e ficha de cadastro preenchida e assinada com as propostas de fornecimento. O Edital completo pode ser obtido no Diário Oficial da prefeitura, através do link https://doem.org.br/pe/Petrolina/diarios/previsualizar/LZVLlpV1?filename=DOE-pe_petrolina-ed.2.565-ano.11.pdf&_cb=20210105170632

Prioridade

A Prefeitura de Petrolina tem sido destaque regional e nacional graças aos avanços que tem conquistado ao longo destes quatro anos, tanto na área urbana quanto na rural.

Diversos investimentos em infraestrutura, saúde, educação e obras para proporcionar o acesso à água e fomento para fortalecer a economia local estão entre os principais investimentos do prefeito Miguel Coelho para as comunidades do interior de Petrolina nesta segunda gestão.

Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pela prefeitura através dos serviços realizados pela Secretaria de Agricultura na primeira gestão do prefeito Miguel Coelho destacam-se os trabalhos de patrolamento que garantiram a melhoria de mais de 5.500 km de estradas vicinais; 345 poços perfurados; limpeza e construção de 50 pequenos barreiros; instalação do 1° poço público do Nordeste movido a energia solar; mais de 20 milhões investidos em pavimentação nas áreas ribeirinha, sequeiro e irrigada e a parceria com INCRA para disponibilizar assessoria técnica a agricultores familiares de 24 assentamentos.

Ver mais: 

>> “Petrolina é o Pernambuco que dá certo”, afirma Miguel Coelho durante posse para segundo mandato

>> Miguel Coelho: “Petrolina terá o maior crescimento de Pernambuco”

>> Segurança pública avança com investimentos na Guarda Civil de Petrolina

Prefeitura de Petrolina destaca mais investimentos e obras para zona rural
Prefeitura de Petrolina destaca mais investimentos e obras para zona rural/ Foto: Jaquelyne Costa

Para estes próximos quatro anos, a população da área rural presenciará melhorias nas estradas vicinais com patrolamento e construção de 10 passagens molhadas nas localidades de Cristália, Sítio Alto, Sítio Serra, Lajedo, Uruás, Cacimba do Bonfim, Bom Jardim, Volta da Carolina, Assentamento Rio Pontal e Ponta da Serra.

Além disso, haverá a implantação do sistema de abastecimento de água tratada no Projeto Maria Tereza, a instalação de cinco adutoras nas comunidades de Baixa Alegre, Lajedo, Jatobá, Sítio Serra e Pontal.

Também estão previstas a perfuração de mais 250 poços artesianos, o fornecimento e instalação de mil cisternas de polietileno de 16 mil litros, através do programa ‘Água Doce’ do Governo Federal, além da permanência do programa ‘Água Boa’ que garante o abastecimento de água por 10 caminhões-pipa a diversas famílias da área de sequeiro.

Obras de pavimentação da área de sequeiro terão continuidade e dessa vez Caititu, Cruz de Salinas e Caroá estarão entre as comunidades beneficiadas.

“Foi com imensa alegria que aceitei o convite do prefeito Miguel Coelho para assumir a Secretaria de Agricultura e seguiremos firmes para cumprir com os grandes projetos anunciados por ele para garantir melhor qualidade de vida para o homem e a mulher do campo. São compromissos já firmados e que iremos cumprir com muita dedicação e trabalho neste novo mandato do prefeito Miguel”, ressaltou o secretário de Agricultura, Gilberto Melo.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina