Vacinação

Reino Unido inicia imunização com vacina comprada pelo Brasil

O Reino Unido iniciou na segunda-feira (4) a vacinação contra a covid-19 com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca.

A vacina é a única adquirida pelo governo brasileiro até o momento. A vacina foi aplicada em um homem de 82 anos no próprio hospital da Universidade.

O Reino Unido, com população de 66 milhões, garantiu cerca de 100 milhões de doses do imunizante, o que seria capaz de garantir a imunização para 75% da sua população.

Os britânicos já haviam sido os primeiros a iniciarem a campanha de vacinação ainda no início de dezembro. À época, apenas o imunizante da Pfizer estava disponível para uso, e em modo emergencial.

A vacina de Oxford/AstraZeneca tem 70% de eficácia já na primeira dose, e será produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ver mais: 

>> Reino Unido: com 90 anos, idosa é primeira a tomar vacina contra Covid

>> Covid-19: começa restrição de voos vindos do Reino Unido

>> Reino Unido começa a vacinar população contra covid-19 na próxima semana

O plano de vacinação do governo federal aponta para o uso de 100 milhões de doses ainda em 2021, o que seria capaz de imunizar 50 milhões de brasileiros.

São Paulo

O governo de São Paulo apresentou novos detalhes do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus nesta quarta-feira (6), e informou que a vacinação irá ocorrer de segunda a sexta, das 7h às 22h, e de 7h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, durante a reunião do governador João Doria (PSDB) com prefeitos do estado para tratar do plano de vacinação.