Levantamento

Brasil contará com censo sobre vacinação da população depois de 14 anos

A população brasileira contará com um censo que terá o objetivo de monitorar a cobertura de vacinação no Brasil. A novidade é que pesquisadores deram início ao levantamento que será coordenado pelos epidemiologistas Carlas Domingues e José Cássio de Moraes.

De acordo com informações, o último inquérito de vacinação foi realizado em 2007 no Brasil sob responsabilidade do Ministério da Saúde com o apoio e financiamento da Organização Pan-Americana de Saúde.

O novo levantamento receberá o nome de Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal. De acordo com Carla Domingues, a pesquisa vai buscar informações sobre os motivos da não vacinação no país.

“O Brasil só tem estimativas e precisa urgentemente de dados reais e atualizados porque isso impacta na estratégia de cobertura. A gente não sabe de fato quantas pessoas são vacinadas no país”, disse Domingues.

Segundo a profissional da área de Saúde, o levantamento que será realizado durante o mês de janeiro, o censo sobre a vacinação dos brasileiros foi reforçada.

“A cobertura de todas as vacinas caiu nos últimos quatro anos, inclusive a BCG, que protege contra a tuberculose e é aplicada ainda na maternidade. Isso impressiona muito. O inquérito busca responder o porquê. Temos hipóteses, que atuam juntas. Há problemas de acesso, distribuição e convicção”, declarou Domingues.

Os resultados parciais têm uma previsão de ser publicados três meses após a cóleta das infromações.

Leia também:
>>>População contra vacina da Covid-19 mais que dobra, segundo Datafolha

Pandemia

O Instituto de pesquisa Datafolha divulgou uma pesquisa no último sábado, 12 de dezembro, o número de brasileiros entrevistados que pretendem ou não tomar a vacina contra à Covid-19. De acordo com a pesquisa, veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo, 22% dos entrevistados disseram que não querem tomar o imunizante, isso é mais que o dobro do resultado da última pesquisa, quando o percentual da população era 9%.

Mesmo com o crescimento das pessoas que não querem tomar o imunizante, a taxa percentual dos entrevistados que querem tomar o vacina é maior. Segundo os números do Datafolha, 73% dos entrevistados manifestaram interesse em se vacinar. Apenas 5% dos participantes da entrevista disseram que não sabem se vão tomar a vacina.

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já infectou mais de 6 milhões de brasileiros. Desse número, mais de 181 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Mais de 6 mil brasileiros foram recuperados da doença. Imunizantes foram e estão sendo desenvolvidos para frear o avanço da doença no mundo.