Secretariado

João Campos: “Montamos um time de primeira, que terá dedicação integral ao trabalho”

O segundo dia de mandato do novo prefeito do Recife, João Campos, foi marcado pela posse dos 18 novos secretários que passam a compor a equipe da gestão.  A solenidade ocorreu na manhã deste sábado (2), no 15° andar da Prefeitura, no auditório, e respeitando as regras da vigilância sanitária para prevenção à pandemia do novo coronavírus.

Durante o anúncio do governo de João Campos, o Recife passou a ser oficialmente a única capital a adotar a paridade de gênero na composição do secretariado. Com isso, sobre o compromisso de colocar 50% das mulheres em cargos de liderança – o que incluía diretorias, secretarias executivas, gerências – João Campos foi além e assegurou a participação de metade das mulheres no comando das secretarias.

Ladeado por duas mulheres, a vice-prefeita Isabella de Roldão, e a sua companheira, a deputada federal Tabata Amaral, o gestor fez questão de saudar a todas e todos os secretários pelo nome, ressaltou a formação de uma equipe que une capacidade técnica, além de sensibilidade social e política, e concluiu dizendo que o Recife terá o melhor time do Brasil para governar uma capital.

“Cada um e cada uma que chega aqui hoje vem com competência e extremamente qualificado. Eu disse e vou repetir: temos o melhor secretariado do Brasil. Montamos um time de primeira, que vai fazer muito pela cidade e que terá dedicação integral ao trabalho”, afirmou, acrescentando que não foi por acaso que anunciou o primeiro escalão de secretários em um sábado. “É um indicativo do que será a nossa disposição para o trabalho”.

De acordo com João Campos, a decisão de adotar a paridade de gênero no primeiro escalão da Prefeitura foi fundamentada em estudos e evidências que garantem a boa realização do trabalho quando se tem mais mulheres no comando.

“Quanto mais mulheres na gestão, melhor a qualidade da entrega. Então, celebramos hoje a vanguarda do Recife e o dia histórico que vivemos”, pontuou João.

No primeiro momento do evento, todo o secretariado de João Campos tomou posse dos seus respectivos cargos, assinando publicamente um documento que oficializou o ato. O advogado e administrador Carlos Muniz, servidor público concursado e vereador eleito, que assumiu o comando na Secretaria de Governo e Participação Social, foi o responsável por fazer um discurso de agradecimento em nome de todas e todos os colegas.

“O combate às desigualdades será a tônica do trabalho diário dos secretários aqui empossados. Assumimos o compromisso de trabalhar diuturnamente para cumprir essa honrosa missão. Jamais faltaremos à cidade”, disse.

Na sequência, Isabella de Roldão, vice de João Campos, também fez uma fala de saudação à equipe.

“João, aos 27 anos, teve a coragem de inaugurar para a nossa cidade, Pernambuco e o Brasil o tempo da geração da igualdade de gênero. Orgulho de já fazer parte de uma gestão respeitosa e igualitária em relação às mulheres. Essa ação de hoje vai mostrar que não é o sexo que define a competência. Cada secretária que assinou esse documento hoje, tenha a certeza: você representa todas as mulheres recifenses”, salientou.

João Campos: “Montamos um time de primeira, que terá dedicação integral ao trabalho”
João Campos (PSB), prefeito do Recife. Foto: Rodolfo Loepert

Por fim, o prefeito João Campos alertou para o momento causado pela pandemia e a necessidade de crescer diante da dificuldade.

“É aí que precisamos mostrar a capacidade de liderar. É fundamental estar nas ruas presente, exercendo o mecanismo da escuta às pessoas. Que a gente nunca perca a humildade de ouvir e a coragem de fazer. Como tenho dito nas entrevistas, quando chegar ao final de um dia de trabalho, se pergunte: o que eu fiz hoje ajudou a reduzir a desigualdade? Se sim, a missão estará cumprida naquele dia. Contem comigo e com o respaldo que vou dar a cada secretária e secretário. Que possamos pegar no serviço de manhã, de tarde e de noite e, literalmente, sábado, domingo e feriado”, finalizou.

Leia também:
>>>João Campos diz que sua luta é para que todos tenham o direito de sonhar

Confira a lista completa do secretariado de João Campos e as minibiografias de cada um:

Secretária de Finanças – Maíra Fischer

Formada em Ciências Econômicas pela UFPE (2007) e MBA em Gestão pela Universidade Aberta de Lisboa (2018). Possui experiência na área de Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Planejamento Estratégico.

Já foi gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco e gerente-geral de Análise de Dados da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife.

Há dois anos, Maíra é secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, sendo uma das responsáveis pelo Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. É membro da equipe de transição de governo.

Secretário de Governo e Participação Social – Carlos Muniz

Advogado e administrador de empresas. Servidor público concursado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), também presidiu a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), entre 2007 e 2011.

Além disso, foi secretário-executivo de Administração e Gestão de Pessoas, bem como secretário-executivo de Planejamento do Recife na última gestão e é vereador eleito. É membro da equipe de transição de governo.

Secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital – Felipe Martins Matos

Graduado e Mestre em Economia pela UFPE, com Pós-Graduação em Finanças pelo IBMEC, e MBA Executivo pelo IESE (Espanha) – uma das melhores escolas de negócios do mundo, Felipe tem uma carreira com foco em gestão na iniciativa privada, onde demonstrou liderança técnica e coordenou importantes projetos. Atuou como executivo e diretor no setor privado.

Secretária de Infraestrutura – Marília Dantas

Engenheira, mestre em Engenharia Civil, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela UFPE e com experiência na administração pública e na iniciativa privada, tendo sido diretora presidente da Emlurb.

Secretária de Saúde – Luciana Albuquerque

Graduada em odontologia, mestre em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e com doutorado em Saúde Internacional pela Universidade Nova Lisboa. De 2003 a 2008, a sanitarista foi  chefe de Divisão da Diretoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde do Recife.

A partir de 2009, atuou como Assessora Técnica do gabinete da Secretaria de Saúde do Recife. Em 2011, foi Diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Por fim, em 2015 ela assumiu a SEVS, a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Governo de Pernambuco.

Secretário de Educação – Fred Amâncio

Formado em Administração e Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal e MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, ambos pela Fundação Getúlio Vargas.

Antes da Secretaria de Educação do Governo Estadual, também esteve à frente das secretarias de Planejamento e Gestão, Saúde e Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, além da presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Servidor de carreira, é auditor fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz). Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Rafael Dubeux

Formado em Direito pela UFPE, concluiu mestrado e doutorado na UnB com tese sobre desenvolvimento econômico e inovação tecnológica. Foi também pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, e professor universitário.

É membro da carreira de Advogado da União e já trabalhou no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Ministério da Fazenda e na Casa Civil da Presidência da República.

Contribuiu com a elaboração de legislações relacionadas ao tema, incluindo o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que busca estimular parcerias entre o setor público, a academia e o setor privado.

Secretária de Trabalho e Qualificação Profissional – Adriana Rocha

Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, professora de Direito Constitucional na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e ex-Conselheira Federal da OAB.

Secretária de Turismo e Lazer – Cacau de Paula

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Tem MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela Cedepe Business School.

Atuou como Gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife, foi executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), além de gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau.

Secretário de Esportes – Rodrigo Coutinho

Tendo sido eleito vereador do Recife pela segunda vez consecutiva. Na Câmara Municipal, elaborou projetos de incentivo ao esporte universitário, bem como a inclusão de artes marciais na rede municipal de ensino.

Presidiu a Comissão do Plano Diretor da Cidade e a Comissão de Planejamento e Obras, onde acompanhou de perto iniciativas importantes, como a requalificação do Geraldão, e interviu para a construção de quadras em bairros mais carentes, a exemplo do Coque, Campina do Barreto e Ilha de Deus, além de atuar pela implantação da primeira quadra de Futebol Society na UR2- Ibura, para ajudar a inserção de jovens nos esportes. Rodrigo também é oficial de cavalaria e foi atleta de hipismo por sete anos, onde ganhou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Hipismo por equipe em 2007.

Secretário de Cultura – Ricardo Mello

Jornalista e professor, é também Mestre em Comunicação pela UFPE, consultor, escritor, documentarista e produtor cultural. Participou diretamente da elaboração, durante a campanha, do Plano de Governo (em especial, da construção das propostas para a Cultura).

Ricardo também integrou a coordenação da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia e foi diretor cultural da Aliança Francesa do Recife, coordenou e atuou em diversos projetos culturais, principalmente na literatura e no audiovisual, como o Escola de Leitores, voltado para estudantes da rede estadual, e o Nosso Ofício, série documental televisiva nacional, que concebeu e roteirizou, assim como Pernambuco, Patrimônio Vivo – Na Estrada do Sempre. Ele estreou no audiovisual dirigindo o documentário PE na França, cantadores na Terra dos Trovadores, em 2005. Autor do espetáculo Opereta de Cordel, Ricardo Mello assina muitas obras no campo da poesia, com ênfase no público infanto-juvenil.

Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas – Ana Suassuna

Assistente social, formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana é a representante das metrópoles no Colegiado Nacional dos gestores de Assistência Social (CONGEMAS) e é diretora do  COEGEMAS – Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social – Diretora da Região Metropolitana. É a atual secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Secretária da Mulher – Glauce Medeiros

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com a monografia “Participação Política da Mulher na Assembléia Legislativa de Pernambuco 16 Legislaturas da ALEPE”, é também mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento local da Universidade Federal Rural de Pernambuco com a dissertação Discurso de Mulheres Docentes das Ciências Agrárias na UFRPE.

Contribui com o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Sociedade CNPq/UFRPE e o  Núcleo de Pesquisa Mulher e Ciência NPANC/UFRPE e tem especialização em Gestão da Culturas pela UFBA, além de já ter presidido a União Brasileira de Mulheres em Pernambuco.

Secretário de Segurança Cidadã – Murilo Cavalcanti

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e inovador social, com pós-graduação em Marketing.

É especialista em políticas públicas de combate à violência urbana, sendo um grande estudioso do modelo de segurança cidadã implantado em cidades como Bogotá e Medellín, na Colômbia. Também atuou como secretário de Segurança Cidadã em Petrolina. É o atual secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife.

Secretária de Habitação – Maria Eduarda Medicis

Formada em Arquiterura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), também tem especialização em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC de Minas Gerais.

É sócia fundadora da AC Arquitetura, escritório de projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, atuou como gerente técnica da Secretaria das Cidades e gerente de acompanhamento de obras e infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 do Governo de Pernambuco, além de ter sido assessora técnica da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. É gestora de articulação regional da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão.

Secretária de Saneamento – Erika Moura

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Politécnica de Pernambuco (UPE), com pós-graduação em Saneamento e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pela Engeconsult Consultores Técnicos Ltda., tem atuado como gerente de contratos em serviços realizados em âmbito estadual e até nacional.

Secretário de Política Urbana e Licenciamento – Leonardo Bacelar

Formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Executivo em Administração e Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenador Executivo na Diretoria de Planejamento e Urbanismo do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Atuou na Prefeitura da Cidade do Recife onde foi Secretário Executivo de Administração e Finanças do Gabinete de Projetos Especiais da cidade do Recife, Secretário Executivo de Desapropriação do Gabinete de Projetos Especiais da cidade do Recife, Diretor Executivo de Regularização Fundiária e Desapropriação da Secretaria de Infraestrutura e Habitação da cidade do Recife, Diretor de Limpeza urbana da cidade do Recife, coordenador Programa Chegando Junto e é membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife como representante da Secretaria de Infraestrutura e Habitação.

Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Carlos Ribeiro

Engenheiro agrônomo e advogado, especialista em conservação do solo e atuação na área do direito ambiental, servidor de carreira da secretaria de meio ambiente do Recife (concursado em 2008), presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiental secção Pernambuco (ANAMMA/PE) e diretor nacional do Bioma caatinga. Foi analista ambiental do estado por 10 anos e atua como secretário executivo de licenciamento e controle ambiental desde 2013.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife