Escolhido

Bolsonaro nomeia Jorge Oliveira como novo ministro do TCU

Nesta quinta-feira (31), foi publicado no Diário Oficial da União, a nomeação de Jorge Oliveira como o novo ministro do Tribunal de Contas da União. Antes da nomeação, Jorge ocupava a vaga de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, do governo Bolsonaro.

O ministro foi indicado para compor a Corte do TCU pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro e teve o nome aprovado pelo Senado. Até o momento, não foi divulgado o substituto de Oliveira na Secretaria-Geral.

Com a nomeação, Oliveira ocupará a vaga do ministro aposentado do TCU José Múcio Monteiro Filho. A confirmação da concessão da aposentadoria de Múcio também foi publicado no Diário Oficial deste último dia do ano 2020.

Leia também:
>>>Davi Alcolumbre poderá ser ministro do governo Bolsonaro em 2021

Convite

O atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pode ser o próximo ministro do Governo Bolsonaro em 2021. Segundo informações, o presidente da República deixou em aberto quatro pastas do Governo Federal para Alcomlumbre – Minas e Energia, Secretaria de Governo, Desenvolvimento Regional e Saúde.

O assunto foi tratado nesta quarta-feira, 30 de dezembro e Bolsonaro reforçou o convite para que Davi integre a equipe do primeiro escalão do governo.

Segundo o Site Congresso em Foco, Um interlocutor do convívio diário com o presidente do Senado vê o senador mais próximo da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política entre o Planalto e o Congresso. Nesse arranjo, o atual ministro, general Luiz Eduardo Ramos, poderá ser remanejado para outra função no governo.

Outro ministério que também seduz Davi é o do Desenvolvimento Regional, hoje comandado por Rogério Marinho, que tem favorecido a política de Bolsonaro com investimentos em obras de infraestrutura e protagonizando duelo com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Marinho e Ramos, no entanto, são bem avaliados pelo presidente, o que o obrigaria a rever o posicionamento de duas peças importantes de seu tabuleiro.