Investimento

Recife: Prefeitura entrega mais de 100 smartphones para profissionais da Vigilância Sanitária

Aparelhos vão auxiliar nas fiscalizações de estabelecimentos sob vigilância e controle sanitário.

Os inspetores da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife começaram a receber, nesta quarta-feira (30), mais de 100 smartphones que vão auxiliar no trabalho de fiscalização de estabelecimentos do município que estão sob vigilância e controle sanitário. Todos os aparelhos contam com o aplicativo Sistema de Infrações Não Tributárias, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), ligada à Prefeitura do Recife.

Durante o ato de entrega dos aparelhos, o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, destacou o empenho dos profissionais nos últimos anos para inovar os serviços prestados pela Vigilância Sanitária.

Prefeitura do Recife entrega mais de 100 smartphones para profissionais da Vigilância Sanitária
Profissionais contarão com equipamento tecnológico. Foto: Ikamahã/Sesau PCR

“Com o comprometimento dos técnicos da Visa, e apoio de entidades parceiras, estamos conseguindo encerrar essa gestão com importantes contribuições para o avanço e modernização do nosso Sistema Único de Saúde”, frisou.

Leia também:
>>>Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits do projeto Renda Por APP

O uso dos equipamentos pelos inspetores tem o objetivo de desburocratizar e tornar mais eficiente o processo de fiscalização, por exemplo, de bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias, entre outros.

“Os smartphones vão facilitar o trabalho dos inspetores e também da Vigilância, porque através da autuação sanitária digitalizada, damos mais um passo e avançamos no processo de informatização das ações de fiscalização”, explica a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

Com o aplicativo Sistema de Infrações Não Tributárias, o inspetor sanitário que constatar qualquer descumprimento no estabelecimento fiscalizado, vai preencher as informações do auto de infração de forma online, agilizando e otimizando a notificação.

“Já fizemos alguns projetos com a Vigilância Sanitária do Recife e dois foram premiados. Com esses aplicativos, a gente rompe a barreira do analógico para o digital, promovendo a digitalização dos serviços e, através da Secretaria de Saúde, prestando serviço ao povo do Recife” afirma o diretor-presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

Licenciamento Digital


Para tornar mais ágil e eficaz o processo de emissão do licenciamento sanitário, em 2019 a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife implantou o Sistema de Licenciamento Digital. Através do site da Vigilância Sanitária do Recife, os proprietários de estabelecimentos podem solicitar o documento online.

Além da solicitação da licença, o site permite que os responsáveis técnicos das empresas realizem o acompanhamento dos processos, cumprimento de exigências e atualização de documentações. Isso facilita a dinâmica e evita que haja o deslocamento até a sede da Diretoria Executiva de Vigilância em Saúde

Em setembro deste ano, a Vigilância Sanitária implantou também o Sistema de Licenciamento Sanitário Digital automático. Com ele, lanchonetes, restaurantes, supermercados, salões de beleza, clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e psicanálise, entre outros estabelecimentos classificados como de risco l e ll, podem emitir a licença sanitária sem inspeção preliminar.

Os estabelecimentos que se encaixam nesses grupos têm os seus documentos validados e a sua licença sanitária liberada para, posteriormente, passar pela inspeção da equipe da Visa.

Da redação do Portal com informações da Secretaria de Saúde da PCR

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal