Chegando Junto

Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits do projeto Renda Por APP

A Prefeitura do Recife realiza, nesta terça-feira (29), mais uma entrega de 100 kits do projeto Renda Por APP, compostos por bicicletas e smartphones com pacote de dados. O objetivo é possibilitar que as pessoas gerem renda prestando serviços para os aplicativos de entrega em domicílio.

A iniciativa faz parte do Chegando Junto, programa municipal lançado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Os beneficiados foram definidos em sorteio realizado em fevereiro deste ano, pela Loteria Federal, aumentando o número de kits entregues pelo Renda por App para 500.

Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos sanitários, a entrega vai ser dividida em quatro grupos de 25 pessoas, às 9h, 11h, 14h e 15h, sempre na Escola Profissionalizante Dom Bosco, localizada na avenida Norte, 5600. Os beneficiados receberão orientações sobre empreendedorismo.

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros.

Ver mais:

>> Prefeitura do Recife entrega certificados para 36 concluintes do programa Chegando Junto

>> Prefeitura do Recife anuncia medidas de restrição na orla para o Réveillon

>> Prefeitura do Recife entrega marmita especial de natal para população em situação de rua

O secretário municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, explica que as entregas mensais do Renda por App precisaram ser interrompidas em março, devido à pandemia da covid-19.

“Agora estamos distribuindo os últimos kits que foram sorteados. A ideia é ajudar as pessoas a terem sua própria renda, dando a elas a possibilidade de trabalhar com aplicativos de entregas e sustentar suas famílias. Elas podem também prestar serviços para empreendimentos em suas comunidades”, aponta o gestor.

Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits do projeto Renda Por APP
Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits do projeto Renda Por APP/ Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com dados de 2018, mostrou que 18 milhões de brasileiros já usam os aplicativos como fonte de renda. Desse total, 4 milhões têm sua renda totalmente vinda dos APPs.

Chegando Junto

O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. A iniciativa promove diversas ações nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além do Renda Por APP, o programa inclui o projeto VEM Meu Emprego, que tem o objetivo de permitir o deslocamento gratuito das pessoas na busca por um novo trabalho; entregou os restaurantes populares Naíde Teodósio, em Santo Amaro, e Josué de Castro, bem como o abrigo Irmã Dulce dos Pobres, ambos em São José.

Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits do projeto Renda Por APP
Prefeitura do Recife entrega mais 100 kits do projeto Renda Por APP/ Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Vale destacar também ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram mais de 1100 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, oferecendo oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife