Pandemia

São Paulo fecha comércio e restaurantes durante festas de fim de ano

O decreto estadual determina que entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro só funcionem as atividades essenciais, fechando comércio, bares e restaurantes, como forma de conter a disseminação da doença durante as festas de fim de ano.

Nesses dias, somente atividades essenciais poderão funcionar. Fica proibido o atendimento presencial em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Atualmente, somente a região de Presidente Prudente, no interior paulista, está classificada na Fase Vermelha, mais restritiva do planejamento de quarentena do governo estadual. O restante do estado está na fase amarela, que permite o funcionamento do comércio com restrições de público e protocolos de segurança.

No próximo dia 7 de janeiro deve ser anunciada a nova classificação das regiões na quarentena a partir da análise de diversos fatores, como crescimento do número de casos e ocupação dos leitos hospitalares.

O estado de São Paulo já teve mais de 1,4 milhão de casos confirmados do novo coronavírus, com 45,7 mil mortes.

Veja Mais

Doria viaja para Miami logo depois de decretar volta da fase vermelha

O governador João Doria (PSDB), e sua esposa, a primeira-dama do Estado, Bia Doria, embarcaram para Miami e ficarão nos Estados Unidos para as festividades de Natal e réveillon até o dia 2 de janeiro. Retornarão ao Brasil na madrugada do dia 3. Os três filhos do casal vão para Trancoso, na Bahia.

Em São Paulo, por determinação de Doria, mediante decreto, bares e restaurantes ficarão fechados no período em razão do retorno à fase vermelha do plano de contingência da covid-19, anunciado na terça-feira, 22 de dezembro. Portanto, as comemorações de fim ano para as famílias serão mais restritas.

Leia também:
>>>Em São Paulo, Doria proíbe Réveillon em bares, hotéis e restaurantes

Além disso, durante o mês de janeiro, haverá uma “trava” que impedirá que o Estado avance à fase verde, que é mais branda nas medidas de isolamento.

Nela, shoppings operam em horário mais flexível, parques abrem aos fins de semana e os restaurantes e bares funcionam normalmente. Na segunda-feira 21, o jornalista e colunista de Oeste Augusto Nunes criticou durante o programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, a forma como os governantes estão lidando com vírus chinês.

“O Comportamento dos governantes diante da pandemia do coronavírus escancara a mediocridade dos líderes mundiais”, lamentou.

Entenda

Todas as regiões do estado estão em alerta devido à evolução de casos, internações e mortes em decorrência do novo coronavírus.

Com caráter imediato e temporário, haverá retorno à Fase Vermelha do Plano São Paulo entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro em todo o estado. Nesses dias, somente atividades essenciais poderão funcionar.

Já o atendimento presencial fica proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados. coronavírus