Feriado

Prefeituras do Recife, Olinda, Paulista e Petrolina divulgam funcionamento no Natal

Algumas cidades terão meio expediente para os servidores, outras definiram como ponto facultativo.

Nesta quinta-feira (24), véspera do feriado de Natal, será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife.

Outras três importantes cidades de Pernambuco: Petrolina, Paulista e Olinda, também divulgaram o que abre e o que fecha na véspera de Natal.

Olinda

Está quinta-feira (24), será ponto facultativo. Todas as repartições públicas do município estarão fechadas e voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (28).

Quem precisar de atendimento de saúde deve procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no bairro de Peixinhos; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 ou o Hospital Tricentenário, no Bairro Novo. Todas funcionarão em regime de plantão 24h. Os mercados públicos do município abrem normalmente, das 6h às 17h. As agências bancárias também estão fechadas.

Paulista

Devido ao feriado de Natal, celebrado nesta sexta-feira (25), a Prefeitura do Paulista decretou ponto facultativo na quinta (24). Por conta disso, as repartições municipais estarão fechadas nesses dois dias, só retornando as atividades normais no sábado (26). Os serviços essenciais serão mantidos. A limpeza seguirá o cronograma normal de acordo com os bairros.

O atendimento da Prontoclínica Torres Galvão (PTG); o SAMU, e o CAPS Teresa Noronha funcionam normalmente. As feiras e os mercados públicos do Centro, de Paratibe e de Jardim Paulista funcionam na terça, das 6h às 18h. No dia 25 de dezembro, mercados e feiras estarão fechados.

Paulista North Way – Na quinta-feira (24), o horário de funcionamento será das 9h às 18h. Praça de alimentação segue até às 19h. Na sexta-feira (25), as lojas estarão fechadas. Praça de Alimentação e Parks & Games funcionarão das 12h às 21h. Cinema conforme a programação no site. Agências bancárias – Na quinta-feira (24), as agências bancárias do município abrirão das 9h às 11h. Na sexta-feira (25), estarão fechadas.

Petrolina 

A Prefeitura de Petrolina decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (24), a partir do meio-dia, e no dia 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, por ocasião dos feriados nacionais, os órgãos da Administração Municipal estarão fechados.

O decreto será publicado nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial do Município e apesar do ponto facultativo, a oferta de serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança e serviços de limpeza pública serão mantidos normalmente.

A gestão reforça que o ponto facultativo permitirá uma economia à Administração Pública Municipal considerando que haverá baixa procura pelos serviços públicos nas vésperas destes feriados.

Ver mais: 

>> Natal: Veja quais lombadas serão desligadas pelo DER-PE durante feriado

Recife

CULTURA – Neste Natal, a Prefeitura do Recife vai subverter tempos tão duros com uma programação cultural toda virtual e volante para assegurar saúde e distribuir esperança em dias melhores para todo recifense. Realização da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com patrocínio da Ambev, a programação contará com exibições televisivas e virtuais dos já tradicionais espetáculos natalinos Baile do Menino Deus e Natal para Sempre. No dia 25, as Nataliocas ganham a cidade, levando a alegria e as tradições da cultura popular pelo Recife. Os equipamentos culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados nos próximos dias 24 e 25. O Paço do Frevo abrirá nos dias 26 e 27, das 11h às 17h.

NATAL PARA SEMPRE

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

BAILE DO MENINO DEUS

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente. Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição. A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br.

No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

NATALIOCAS

No dia 25, as tradições da cultura popular nordestina voltam a circular pela cidade, convidando a população a celebrar em casa o ciclo natalino. Ganhando as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, mais quatro atrações garantirão a festa nas varandas, sacadas e calçadas Recife afora, distribuindo emoção entre os recifenses.

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h – Pastoril Achyles

18h às 20h – Pastoril Vovó Alzira

Natalioca 2

16h às 18h – Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h – Pastoril Campinas Alegres

TURISMO E LAZER – A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível neste feriado de Natal (25) das 7h às 16h. No domingo (27), como de costume, o percurso também estará disponível no mesmo horário. Além disso, os parques da cidade estarão abertos normalmente. O Parque Santana e o Parque Macaxeira funcionam das 5h30 às 21h, com quadras, espaço para caminhada, brinquedos infantis, brinquedos com acessibilidade, parques para cachorro e muito mais.

ESPORTE – As Academias Recife funcionam na manhã da quinta (24) e em seguida fecham até o domingo (27), reabrindo na segunda (28). As demais atividades e programas esportivos da Secretaria Executiva de Esportes estão em recesso até janeiro.

COMPAZ – Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Hélder Câmara e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados devido às festas de final de ano.

As Bibliotecas Municipais reabrem no dia 4 de janeiro de 2021 e os Compaz reabrem dia 5 de janeiro. As atividades esportivas nos Compaz retornarão dia 19 de janeiro de 2021

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nestas quinta (24) e sexta-feira (25), por ocasião do Feriado de Natal. As atividades voltam na segunda-feira (28), das 7h às 18h. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta quinta (24) e sexta-feira (25). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (28) a partir das 9h até às 12h.

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife vai dar uma pausa durante o período natalino. O equipamento ambiental, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fechará nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, e na sexta-feira (25), Dia de Natal. O JBR retoma as atividades no sábado (26), com visitação das 9h às 15h, e entrada gratuita.

PROCON RECIFE – No Procon Recife não haverá atendimento presencial ou audiências online nestas quinta e sexta-feira (24 e 25), por ocasião do Feriado de Natal.

As atividades presenciais e online voltam na segunda-feira (28), de acordo com agendamento realizado através do site procon.recife.pe.gov.br. Reclamações podem ainda ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do órgão.

ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE – Não haverá atendimento no Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, nos dias 24 e 25 de dezembro. Informações sobre IPTU,ISS, ITBI e demais informações tributárias podem ser acessadas no Portal de Finanças portalfinancas.recife.pe.gov.br ou pelo Conecta Recife App.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Na quinta (24) e na sexta-feira (25), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão à noite. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na segunda-feira (28), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

SAÚDE – Nestas quinta (24) e sexta-feira (25), ponto facultativo e feriado de Natal, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (28). Apenas cinco Upinhas vão funcionar nestes dois dias, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e a Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também funcionarão, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também realizará atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (28).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Da redação do Portal com informações das Prefeituras do Recife, Petrolina, Olinda e Paulista

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal