Trânsito

Detran-PE realiza ações preventivas na cidade de Tamandaré

A ação preventiva ficou localizada no centro da cidade, cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento à Covid-19.

A cidade de Tamandaré, localizada no Litoral Sul do Estado, recebeu no último final de semana, o caminhão do Detran Itinerante e com ele, as Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas” e Trânsito Seguro – OTS, desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE.

A ação preventiva teve lugar no centro da cidade, cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, agentes de trânsito e técnicos de educação do Órgão realizaram abordagens à motoristas e motociclistas, quando foi realizada mini palestra, no modelo drive thru, por técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito e representantes da Lei Seca, alertando as consequências de dirigir fazendo uso de álcool, além da distribuição de máscara, além de evitar que veículos, não autorizados, circulassem na orla das principais praias do município.

Paralelo a isso, a OTS, em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, e a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA, trabalharam na fluidez no trânsito e na preservação ao o meio ambiente.

Já o Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, ofereceu os serviços de solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH; emissão de Nada Consta, taxas e multas; agendamento de serviço; consulta de pontuação da CNH; além do cadastramento no Detran Pessoal, plataforma com 22 serviços, relacionados às áreas de Veículos e Habilitação, que podem ser realizados de forma segura e totalmente online.

Mudança

Após a Superintendência de Seguros Privados – Susep, ter notificado a Seguradora Líder, solicitando o ressarcimento de R$ 2,2 bilhões, foi realizada assembleia com as seguradoras que compõem a Seguradora Líder, quando foi decidido a suspensão da prestação de serviços em relação ao pagamento dos sinistros, ficando à Líder responsável somente pelos pagamentos da demanda reprimida, assim como os subscritos até 31 de dezembro de 2020. Em decorrência dessa ação e com a existência de um convênio de cooperação técnica firmado com os Detrans de todo o país e a Seguradora Líder, a qual é responsável pelo fornecimento dos formulários dos Certificado de Registro Veicular – CRV, e Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, em papel moeda, suspendeu a entrega dos formulários e, consequentemente, a suspensão do convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, o qual tinha prazo para término em maio 2021.

Diante desse cenário, o Órgão de trânsito estará adotando, a partir de hoje (18), uma alternativa, estudada em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, Revendedores e Credenciadas, o que objetiva evitar a descontinuidade na transação de compra e venda de veículos, uma vez que, o CRV e Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo – ATPV, é essencial numa ação dessa natureza, quando o momento é de aquecimento da economia com visível crescimento do setor.

Os proprietários de veículos que forem realizar algum serviço para o qual seja necessário o CRV (recibo/DUT), e que não possuam este documento, terão de solicitar a emissão por meio de requerimento ao DETRAN-PE.

Nova regra para emissão do CRV (recibo/DUT)
Nova regra para emissão do CRV (recibo/DUT)/ Foto: Divulgação

Essa regra vale, por exemplo, para serviços como Transferência de Propriedade, Baixa de Gravame, Alteração ou Transformação de características do veículo e Mudança de estado ou município.

Ver mais:

>> Detran-PE: Proprietários de veículos com placa de duas letras devem trocar por modelo atual

>> DETRAN-PE oferece serviços totalmente online por meio de plataforma

>> Detran-PE divulga novos prazos para renovação de CNH

Enquanto não for lançado o CRV Eletrônico (recibo eletrônico), a emissão do CRV só será feita mediante apresentação de Termo de Justificativa e de comprovação de que o CRV emitido será utilizado de maneira imediata para a realização de algum serviço do DETRAN-PE relativo ao veículo.

Até que seja lançado o CRV Eletrônico, o DETRAN-PE, excepcionalmente, disponibilizará o número do código de segurança do CRV no campo observação do documento do veículo de porte obrigatório (CRLV), caso ele seja impresso pelo DETRAN.  Este número do código de segurança precisa ser informado por quem deseja baixar o CRLV Eletrônico por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Mesmo após o lançamento do CRV Eletrônico, o DETRAN-PE continuará exigindo a impressão do CRV (recibo/DUT) mediante requerimento ao DETRAN-PE. Isso até que o Departamento Nacional de Trânsito desenvolva tecnologia que permitirá utilizar o CRV (recibo/DUT) eletrônico para realização de serviços online.

O lançamento do CRV (recibo/DUT) em formato eletrônico está previsto para o início de janeiro de 2021.

Da redação do Portal com informações do DETRAN-PE

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal