Acusação

MP denuncia Aécio Neves por supostos crimes na construção da Cidade Administrativa

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, na sexta-feira (18), o ex-governador do estado e atual deputado federal, Aécio Neves (PSDB), pelos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro nas obras da Cidade Administrativa, sede do governo estadual.

Além de Aécio, outras 15 pessoas também foram denunciadas. Três executivos de duas das nove empresas que participaram da construção da Cidade Administrativa, que aconteceu durante gestão do então governador Aécio Neves, confirmaram os crimes.

Segundo as investigações, as irregularidades aconteceram entre 2007 e 2010. Porém, elas só teriam sido descobertas seis anos depois por meio de delação premida durante a Operação Lava Jato.

Ainda de acordo com o MP, as nove empreiteiras se uniram “para fraudar a licitação e repartir ilicitamente os contratos para a execução das obras”. Os valores contratados teriam sido superfaturados.

Ver mais: 

>> Moraes suspende depoimento de Aécio Neves em inquérito sobre superfaturamento em obras no governo de MG

>> Promotor de Justiça é alvo de processo por desarquivar investigações envolvendo Aécio Neves

>> Aécio Neves propõe punição a quem se recusar tomar vacina contra Covid

Ainda segundo as investigações, 3% dos valores pagos às empresas contratadas foi entregue ao então governador, por meio de um diretor da Codemig, como propina.

As investigações apontaram que parte do dinheiro foi paga por “meio de contratos fictícios e, ainda, por valores entregues a terceiros, em evidente conduta de ocultação e lavagem de dinheiro”.

Os prejuízos sofridos pelo cofres públicos superam o valor de R$50 milhões.

Nota da defesa de Aécio Neves

A defesa do deputado Aécio Neves disse, em nota, que “lamenta a precipitação e o absurdo da denúncia apresentada pelo Ministério Público. A obra citada, concluída há mais de 10 anos, foi realizada de forma exemplar, com os preços apresentados na licitação considerados abaixo dos de mercado pelo próprio MP à época e considerada correta por todos os órgãos de controle como TJ, TCE. O edital foi aprovado pela AGE e submetido previamente ao MP. Por isso a denúncia é insustentável. A defesa confia que a Justiça irá demonstrar a injustiça e o absurdo da falsa acusação”.