Petrolina

Centro POP faz busca ativa para acolher pessoas em situação de rua

Para acionar a equipe do Centro Pop, a população pode entrar em contato por e-mail ou ligar para a Sedesdh do município.

Com a pandemia do novo coronavírus, as atividades no Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop) precisaram ser suspensas, em Petrolina para evitar aglomerações. Apesar disso, as equipes continuam trabalhando diariamente para levar assistência para esse público, inclusive fazendo buscas ativas diuturnamente, em toda cidade.

A busca ativa ocorre principalmente quando o município recebe denúncias de pessoas passando por dificuldades. O último caso ocorreu nesta semana, na região central de Petrolina.

Segundo a vizinhança, o homem de aproximadamente 30 anos estava no local há um dia, enrolado em um lençol, sem aceitar água ou comida e agindo com agressividade. Mesmo contando com o apoio da Guarda Civil Municipal e do SAMU, o homem recusou o atendimento e foi embora do local.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, esse trabalho é desafiador.

“O município oferece toda condição para que esse público seja assistido com acesso à alimentação, abrigamento noturno e assistência em saúde. Nosso sistema é de portas abertas, ou seja, nada é feito de forma compulsória. Assim como neste caso, muitas vezes encontramos resistência, mas cada vida que conseguimos tocar e mudar vale a pena”, relatou.

centro, Centro POP faz busca ativa para acolher pessoas em situação de rua
Sede do Pop. Foto: Divulgação

Como a sede do Centro Pop está fechada durante a pandemia, a equipe também montou um escritório de atendimento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh), onde é possível fazer os atendimentos de urgência relacionados a documentos e encaminhamentos para os demais serviços da rede municipal.

Para acionar a equipe do Centro Pop, a população pode entrar em contato por e-mail, no endereço [email protected], ou ainda ligar para a Sedesdh no número: (87) 3866-1679.

Reconhecimento

Petrolina foi a única grande cidade de Pernambuco a receber o selo Unicef 2020. O reconhecimento do órgão internacional foi anunciado, na terça-feira (8), em uma solenidade com a presença de embaixadores brasileiros da entidade, como os artistas Renato Aragão, Lázaro Ramos e Bruno Gagliasso.

Para receber o selo, a Prefeitura de Petrolina precisou, ao longo dos últimos quatro anos, cumprir um conjunto de metas e 11 indicadores nas áreas de educação, saúde, proteção social, segurança, acesso a direitos, tudo com foco na infância. Todas as etapas de implantação dos programas, políticas e ações foram monitoradas de maneira rigorosa por especialistas da Unicef.

Na edição de 2017-2020, o processo teve recorde de municípios inscritos. Foram 1.924 prefeituras participantes da avaliação da Unicef. Em Pernambuco, 123 cidades se inscreveram, 34 delas receberam o selo, mas apenas Petrolina se enquadra entre os municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes.

Ver mais: 

>> Petrolina: Implantação de creches de alto padrão da Educação Infantil será um dos destaques do ano letivo 2021

>> Prefeitura de Petrolina convoca aprovados em concurso público

>> Prefeitura de Petrolina firma parceria com a PM e reforça segurança nas feiras livres

Após o anúncio feito pela Unicef, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, comemorou o resultado. O gestor sertanejo classificou a conquista como um reconhecimento do trabalho intersetorial realizado na cidade que tem diversas medidas para melhorar a vida das crianças e famílias sertanejas.

“É um orgulho enorme encerrar esses primeiros quatro anos de trabalho com um reconhecimento tão especial. Petrolina é referência em educação, saúde, no social, por conta de várias ações que buscam garantir a melhoria de qualidade de vida. Investir em nossas crianças é garantir dignidade e um futuro melhor para nossa cidade”, descreveu o prefeito.

A Unicef (Fundo de Emergência Internacional para a Infância) é um braço da Organização das Nações Unidas – ONU. Desde 1999, a instituição internacional promove a entrega do selo a prefeituras para estimular a redução de desigualdades, promover o acesso à educação, saúde e outros direitos básicos.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal