Natal

Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)

Até domingo (20), a Prefeitura do Recife promove 23 apresentações virtuais e volantes de pastoris, boi bumbá e bandinhas natalinas.

Encerrando um ano de grandes desafios para a humanidade, o Ciclo Natalino preparado pela Prefeitura do Recife começa neste sábado (19), semeando cores e luzes, música e tradições culturais populares pela cidade e pela internet, para convidar a população a gestar e celebrar um novo tempo que se anuncia.

A programação, realizada pela Secretaria de Cultura, pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, e pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, contará com 23 apresentações virtuais e volantes só neste fim de semana.

No sábado (19), seis pastoris abrem alas para as celebrações, apresentando-se no Teatro do Parque, de onde serão transmitidos dois dias de lives natalinas para um público exclusivamente virtual. Outros quatro pastoris ganharão as ruas nas Freviocas, que vão virar Nataliocas para distribuir a alegria natalina em todas as regiões da cidade.

No aeroporto, mais dois pastoris receberão os visitantes que desembarcarem no Recife, confirmando a cidade como terceiro destino mais procurado do país para as festas de fim de ano, segundo levantamento da MaxMilhas, plataforma de venda de passagens aéreas.

Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)
Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)/ Foto: Andréa Rêgo Barros

No domingo (20), 11 pastoris ganharão a internet e as ruas da cidade, desfilando a alegria azul e encarnada da cultura popular nordestina.Também no domingo, a decoração natalina preparada pela Prefeitura do Recife encherá a Avenida Rio Branco e o Cais da Alfândega de luzes e cores para receber 2021.

O Ciclo Natalino se estende até a Queima da Lapinha, no próximo dia 6 de janeiro, desdobrando-se em celebrações que irão aglomerar somente bons presságios para 2021.

Natal no Parque

Para celebrar o Natal com a força das tradições culturais populares do Nordeste, o Teatro do Parque recebe 11 pastoris nos próximos dias 19 e 20, com transmissão pela internet. Com início às 16h, a programação será transmitida no canal do Youtube da Prefeitura do Recife (youtube.com/prefrecife). Os internautas também poderão acompanhar as apresentações pelo Facebook da Prefeitura ou pelo Portal do Turismo (visit.recife.br).

Lives Teatro do Parque

Dia 19

A partir das 17h

Bandinha Natalina Som Brasil

Guerreiros do Deveras

Pastoril Estrela Brilhante

Guerreiro do Balé Popular do Recife

Boi Bumbá – Matulão de Dança

Encontro dos Velhos

Dia 20

A partir das 17h

Banda 90 Graus

Pastoril Jardim da Alegria

Guerreiros do Sol Nascente

Pastoril Giselly Andrade

Bandinha Natalina Veneno

Receptivo

Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)
Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)/ Foto: Andréa Rêgo Barros

Tradição festiva que virou um dos mais concorridos cartões postais da cidade nos últimos anos, o Réveillon se confirma forte atrativo mesmo em tempos tão difíceis. De acordo com dados da Unidade de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, o turismo no Estado se mantém em crescimento. Para a chegada de 2021, a taxa de ocupação geral do Estado hoje gira em torno de 80,6%, com a permanência média também de três dias.

Para receber os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife, a Seturel fará receptivo com pastoris, anunciando os festejos do Ciclo Natalino, entre os dias 19 e 23 de dezembro, das 14h às 18h.

Receptivo aeroporto

Dia 19

14h às 16h – Pastoril Luz do Amanhecer

16h às 18h – Pastoril Giselly Andrade

Dia 20

14h às 16h – Pastoril Guerreiros do Deveras

16h às 18h – Pastoril Guerreiro do Balé Popular do Recife

Dia 21

14h às 16h – Pastoril Lindas Ciganas

16h às 18h – Pastoril Boi Bumbá – Matulão de Dança

Dia 22

14h às 16h – Pastoril Estrela Guia do Cabo

16h às 18h – Pastoril Guerreiros do Sol Nascente

Dia 23

14h às 16h – Pastoril UR3 Ibura

16h às 18h – Pastoril Jardim da Alegria

Nataliocas

Também nos dias 19, 20 e no feriado natalino de 25 de dezembro, as tradicionais Freviocas ganham as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, para semear alegria e celebrar as tradições da cultura popular referentes ao período, com a apresentação de 12 pastoris.

Ver mais: 

>> No Recife, Miguel Coelho recebe premiação da Unicef

>> Prefeito Geraldo Julio faz entrega de 1.364 títulos de propriedade no Recife

>> Samu Recife inicia distribuição de presentes para mais de 400 crianças

Nataliocas

Dia 19

Natalioca 1

16h às 18h – Pastoril Tia Mariza

18h às 20h – Pastoril Estrela de Belém

Natalioca 2

16h às 18h – Pastoril UR3 Ibura

18h às 20h – Pastoril Estrela do Mar

Dia 20

Natalioca 1

16h às 18h – Pastoril Tia Nininha

18h às 20h – Pastoril Viver a Vida – 3ª idade

Natalioca 2

16h às 18h – Pastoril Angel de Brasília Teimosa

18h às 20h – Pastoril Estrela Guia do Cabo

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h – Pastoril Achyles

18h às 20h – Pastoril Vovó Alzira

Natalioca 2

16h às 18h – Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h – Pastoril Campinas Alegres

Decoração

Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)
Recife inicia celebrações do Ciclo Natalino neste sábado (19)/ Foto: Andréa Rêgo Barros

Com o tema Natal da solidariedade, a decoração deste ano irá colorir e desenhar as árvores e postes da Avenida Rio Branco e do Cais da Alfândega.

Nas duas vias, projeções luminosas levarão os símbolos natalinos para fachadas e copas das árvores, imprimindo a magia do Natal sobre a malha urbana e a rotina da cidade para lembrar da urgência dos sentimentos evocados pela festa, como a solidariedade e a esperança.

Como nos anos anteriores, a árvore de Natal ficará no Cais da Alfândega, com quatro faces, unidas por esferas luminosas. Em cada face, a imagem de um Jesus Cristo ajoelhado, mãos em prece, se projetará para fora da estrutura, para chegar mais perto dos recifenses, em sintonia com os pedidos de renovação de esperanças, de fé e da chegada de tempos mais amorosos e compassivos.

Tubos de snow led vão adornar a árvore, criando a sensação de uma chuva de luzes caindo do céu. A árvore terá estrutura metálica. As figuras que ilustram a famosa cena do nascimento de Cristo serão feitas em policarbonato.

O projeto de decoração é assinado, pelo sexto ano consecutivo, pelas arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Natal para Sempre

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

Baile do Menino Deus

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente.

Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição.

A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br.

No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

Réveillon

A chegada de 2021 será celebrada com generosas doses de esperança e criatividade. Em vez dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus. Mas a Prefeitura do Recife não vai deixar de fazer brilhar os olhos dos recifenses, tão ansiosos para testemunhar tempos de saúde e alegria, beleza e leveza.

No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. Até a música está garantida. Para embalar o espetáculo luminoso, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite.

Queima de lapinha

O Ciclo Natalino só encerra no dia 6 de janeiro, com a realização da Queima da Lapinha, tradição religiosa do século XIX, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo, saudando o Carnaval que se anuncia incerto, em função da pandemia.

Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal