Moradia

Prefeito Geraldo Julio faz entrega de 1.364 títulos de propriedade no Recife

Ação faz parte do programa Moradia Legal, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, que realizou ato com entrega simbólica virtual também para outros municípios na tarde desta quinta (17).

Moradores de sete comunidades e Conjuntos Habitacionais do Recife tiveram hoje o direito a regularização de suas residências assegurado. Ao todo, 1.364 famílias foram beneficiadas com o título de propriedades entregues simbolicamente em solenidade virtual realizada na tarde desta quinta (17). O prefeito Geraldo Julio participou da cerimônia remota junto ao o presidente de Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Fernando Cerqueira, do corregedor Luiz Carlos Figueiredo, dos prefeitos dos municípios de Moreno e Bonito, Vavá Rufino e Gustavo Adolfo, também beneficiados pelo programa. Com a entrega de hoje a Prefeitura do Recife chega ao total de 7.447 famílias beneficiadas com a regularização fundiária nos últimos oito anos.

“Quero parabenizar a todos e agradecer o empenho. É uma alegria a gente saber que hoje essas 1.364 famílias recifenses estão recebendo a sua casa. Pode ser que já tivessem a chave, já tivessem as paredes, mas é hoje, com esse documento, que eles estão recebendo. Hora de bater no peito e dizer agora a casa é minha e esse direito ninguém tira mais”, disse o prefeito Geraldo Julio.

No Recife, os títulos de propriedade foram entregues simbolicamente em três dos locais beneficiados, com transmissão pela internet durante a cerimônia. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, a secretária de Habitação Ana Paula Lins e o secretário executivo de Saneamento Daniel Queiroz estiveram no Sítio do Cardoso, no Habitacional Campo do Vila e no bairro de Campo Grande, respectivamente. 

Prefeito Geraldo Julio, Prefeito Geraldo Julio faz entrega de 1.364 títulos de propriedade no Recife

Receberam os títulos de propriedade as famílias de Sítio do Cardoso (511 famílias); Campo da Vila (152 famílias), completando a regularização fundiária de toda a comunidade. Além dos Habitacionais Henoch Coutinho (96 famílias); Miguel Arraes (304 famílias); Santo Antônio (121 famílias); Guilherme Uchoa (36 famílias) e Vila Imperial (144 famílias). Participaram da articulação para a entrega as Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano, de Saneamento e de Habitação do Recife.

Durante a cerimônia, o prefeito Geraldo Julio convidou a ex-secretária de Habitação e vice-prefeita eleita do Recife Isabella de Roldão para falar acerca da temática. “Sou feliz de ter contribuído para a consolidação deste direito, quando estive à frente da Secretaria de Habitação de Recife. E aqui reafirmo o compromisso da próxima gestão: ao lado do prefeito eleito João Campos iremos entregar 50 mil títulos de propriedade, porque acreditamos que reconhecer o direito de propriedade é um dos grandes passos rumo a tão buscada dignidade da pessoa humana”, enfatizou Isabella de Roldão.

A dona de casa Josicleide dos Santos foi a moradora que recebeu simbolicamente o título de propriedade pelos 144 moradores do Habitacional Vila Imperial, e falou um pouco da felicidade de receber esse documento. “Eu agradeço primeiramente a Deus por ter ganhado a minha casa, e estou muito feliz por mais essa conquista e agora posso gritar e dizer que é meu”, disse.

Ainda no Vila Imperial, Luciene Maria de Souza, não conseguiu conter as lágrimas ao receber o seu título de propriedade. “Eu tinha apenas o documento provisório. Eu já sofri muito, dormia na rua, nas praças, e agora posso dizer que a casa é minha, dos meus filhos e das minhas netas”, disse emocionada.

João José da Silva é agente socioeducativo, tem 52 anos e mora no Campo do Vila há meia década.

“Nós começamos a nossa luta pela moradia há mais de 30 anos e essa conquista de hoje deixa toda a comunidade muito feliz. No domingo eu faço aniversário e esse é o melhor presente que eu poderia receber. Num ano tão difícil, nossa família terá um motivo maravilhoso para celebrar o natal”, comemorou.

O Moradia Legal tem a proposta de promover a regularização fundiária em áreas de interesse social, oferecendo apoio técnico aos gestores municipais e orientação aos registradores. Com o programa é possível desburocratizar, simplificar, destravar e agilizar os procedimentos da regularização fundiária urbana. Dessa forma, é ampliada a possibilidade de acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda.

“Quero dizer como estou feliz, principalmente, com esses municípios que estão participando hoje, e com as pessoas que receberam os seus títulos e que isso se reproduza por muitas e muitas vezes.  Hoje, como bem disse Geraldo Julio, essas pessoas estão recebendo muito mais que um papel, estão recebendo a sua casa e isso é muito importante para a família. Quero dizer que o judiciário está de portas abertas para receber a todos para participar da vida da sociedade de Pernambuco”, finalizou, o presidente de Tribunal de Justiça de Pernambuco o Desembargador Fernando Cerqueira.

Veja Mais

>Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), está ofertando banho e lavagem de mãos em unidade itinerante para população usuária de drogas e que vive em situação de rua.

O objetivo da ação, que acontece desde junho, é garantir condições de higienização à população vulnerável diante da pandemia.

A estação de higiene pessoal conta com chuveiros e pias instaladas em um trailer anexado à unidade móvel do Programa Acolhe Vida Recife, um serviço itinerante, que faz parte do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, voltado para a abordagem social de usuários de álcool e outras drogas que vivem em situação de rua.

Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua
Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua/ Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Desde o início da operação, o serviço já beneficiou mais de três mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Com o intuito de garantir a higiene pessoal diante da pandemia, a unidade móvel do Acolhe Vida passou a contar com o incremento de um trailer que oferta banho à população usuária de drogas que vive em vulnerabilidade nas ruas da cidade.

O serviço funciona como área de higiene e asseio pessoal e visa atender todas as regiões da cidade. A ação também entrega kits de higiene pessoal e já esteve em locais como Praça de Boa Viagem, Praça do Derby, Mercado de Afogados, Mercado da Encruzilhada, Praça do Derby, Praça do Jordão, Viaduto da Caxangá e Viaduto da Agamenon.

Inaugurada em 2019, a unidade móvel do Acolhe Vida consiste em um micro-ônibus que leva o atendimento de prevenção, cuidado e inserção realizado pela Sepod para pontos com maior demanda de usuários de álcool e outras drogas.

Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua
Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua/ Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O programa Acolhe Vida Recife propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade e visa promover o cuidado especializado através da escuta qualificada e acompanhamento individual, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços.

Ver mais: 

>> Geraldo entrega plano com metas de enfrentamento à emergência climática

>> Recife será uma das centrais de logística do Plano Nacional de Imunização

Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua
Prefeitura do Recife oferece estação itinerante de banho à população em situação de rua/ Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas da Sepod: Trata-se de um conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade do Recife, envolvendo o poder público municipal e entidades do terceiro setor. Por se tratar de um problema social que envolve diversas políticas de estado, a política pública sobre drogas é planejada e executada de maneira integrada e com responsabilidade compartilhada entre governo e sociedade.

Locais de atendimento da Unidade Móvel Acolhe Vida Recife:

Local: Cais de Santa Rita
Dia: 14 e 15 de dezembro
Hora: 8:00 às 16:00

Local: Rua da Aurora
Dia: 16 e 17 de dezembro
Hora: 15:00 às 21:00

Local: Boa Viagem (em frente a Igreja Nª Srª de Fátima)
Dia: 18 de dezembro de 2020
Hora: 15:00 às 21:00

Local: Praça Maciel Pinheiro
Dia: 21 e 22 de dezembro
Hora: 15:00 às 21:00

Local: Rua do Imperador
Dia: 24 de dezembro
Hora: 08:00 às 16:00

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal