Animal

Recife continua vacinação antirrábica para cães e gatos

Quase 63 mil animais foram imunizados na capital pernambucana, desde outubro.

Tutores de cães e gatos que ainda não levaram os animais para receber a dose da vacina antirrábica podem procurar algum dos postos disponibilizados pela Prefeitura do Recife em toda a cidade. Somente no último sábado (12), a Secretaria de Saúde vacinou 1.157 animais – 897 cães e 260 gatos – em esquema de drive-thru, que foram montados nas Zonas Norte (Macaxeira) e Sul (Boa Viagem).

Ainda restam 17 mil doses disponíveis no município. Quem não levou o animal para tomar a vacina, pode procurar a sede do Distrito Sanitário do bairro onde mora, para agendar a aplicação da dose. A lista com endereços e telefone está aqui. O imunizante também está disponível durante todo o ano no Centro de Vigilância Ambiental do Recife, em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro.

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, em outubro, a Sesau, por meio da Vigilância Ambiental, vacinou 63 mil animais através das estratégias casa a casa em área prioritária, nos postos fixos e nos pontos de drive-thru.

Raiva

A raiva é considerada uma doença muito grave pelo alto nível de letalidade e é, normalmente, transmitida pela mordida ou arranhão de um animal infectado. No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e caso os sintomas apareçam o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente.

Leia também:
>>>Recife: última etapa da vacinação antirrábica acontece na Imbiribeira e no Jordão

Campanha

A Prefeitura do Recife realiza, no sábado, 5 de dezembro, a última etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Cerca de 5 mil cães e gatos, de moradores dos bairros da Imbiribeira e do Jordão, na Zona Sul do Recife, serão vacinados porta a porta por profissionais de Vigilância Ambiental e voluntários, a partir das 8h.

Os bairros foram selecionados pela Secretaria de Saúde por serem áreas onde foram registrados casos de raiva animal nos últimos anos.

Os tutores que não receberem a visita no sábado, devem procurar algum dos 16 postos fixos de vacinação para imunizar os seus gatos e cachorros, de quarta (9) a sexta-feira (11), das 8h às 17h. Eles serão instalados em pontos diversos dos Distritos Sanitários 6 e 8, que englobam os bairros da Zona Sul da cidade.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal