Determinação

Detran-PE: Proprietários de veículos com placa de duas letras devem trocar por modelo atual

Mesmo após quitar os débitos, os proprietários de veículos antigos, com placa de duas letras, não conseguirão emitir o documento do veículo (CRLV) no Detran-PE, enquanto não providenciarem a troca dessa placa pelo modelo atual.

Para providenciar a troca das placas, é necessário cumprir as seguintes etapas: 

  1. Vistoria do veículo: pode ser feita diretamente numa empresa credenciada (ECV) ou mediante agendamento no site do DETRAN-PE, clicando-se no botão “Atendimento com Vistoria”:https://www.detran.pe.gov.br/veiculo/atendimento-com-vistoria.
  2. Atendimento para obtenção de Autorização para emplacamento. Para realizar esse atendimento, é necessário acessar o sitewww.detran.pe.gov.bre clicar no serviço “Atendimento com Vistoria”: https://www.detran.pe.gov.br/veiculo/atendimento-com-vistoria
  3. Pagamento das taxas necessárias, a exemplo da taxa de Autorização de Placa.
  4. Ida a uma loja de placas credenciada para providenciar a instalação das novas placas, mediante pagamento do valor do serviço.

Ver mais:

>> DETRAN-PE oferece serviços totalmente online por meio de plataforma

>> Detran-PE divulga novos prazos para renovação de CNH

>> Governo divulga datas de pagamento do IPVA 2021 em Pernambuco

Quando o proprietário do veículo com placa de duas letras fizer a Consulta de Placa (https://www.detran.pe.gov.br/consultar-placa), no site do DETRAN-PE, para gerar os boletos para pagamento de débitos, aparecerá uma mensagem, alertando-o de que deve ocorrer a substituição desse tipo de placa pelo modelo atual.

Da redação do Portal com informações do Detran-PE

IPVA

O Governo do Estado anunciou a tabela com as datas para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2021 em Pernambuco com uma redução média de 3,5%, em comparação com o ano de 2020.

O decreto do Governo de número 49.910, publicado nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial do Estado, informou que a diminuição para automóveis foi de 5,27% e para ônibus e micro-ônibus foi de 2,48%.

Segundo a Secretaria da Fazenda, o valor do imposto é calculado a partir da variação de preços de mercado registrada nas vendas no varejo e estipulada pelo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) feito entre setembro e outubro de 2019 e setembro e outubro de 2020.

Ainda de acordo com a pasta, os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única, no mês de fevereiro de 2021, têm um desconto de 7%. Há também a possibilidade de pagar em três vezes, sendo a primeira parcela para o mês de fevereiro.