Decisão

STF deverá decidir por nova eleição em Pesqueira após impugnação

O ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidirá sobre o futuro do cacique Marquinhos Xukuru, condenado na justiça e eleito prefeito em Pesqueira, no Agreste.

Seguindo o pedido do Ministério Público Eleitoral do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco cassou, por quatro votos a três, o registro da candidatura do candidato Marcos Luidson de Araújo, o Cacique Marquinhos. O pedido segue para o ministro do STF.

No pedido, o promotor eleitoral relatou que fez uma consulta ao site do Superior Tribunal de Justiça e obteve a informação de que o Cacique Marquinhos “possui contra si um processo criminal (2006.83.02.000366-5), o qual transitou em julgado em fevereiro de 2015, onde  foi condenado pela prática de crime contra o patrimônio privado, incêndio (art. 250, §1º, “a”), a uma pena de 10 anos, 4 meses e 13 dias, além de multa.

Ver mais: 

>> Cidade de Pesqueira recebe apoio do DETRAN-PE em ação sanitária de higienização em Pesqueira

Emboscada

O advogado eleitoral Marcelo Cavalcante Patu disse que o cacique foi condenado injustamente, após sofrer uma tentativa de homicídio.

“O cacique sofreu uma emboscada. Foi uma tentativa de homicídio onde dois amigos seus morreram. Ele e o primo sobreviveram. O cacique fugiu”, resumiu o advogado de Marcos.

Marcelo contou que a comunidade, em protesto, queimou bens do suspeito de ter atirado contra Marquinhos.

“Mesmo sofrendo essa emboscada, ele e mais 35 pessoas foram acusadas e o cacique foi condenado ao crime de incêndio”, o advogado afirmou que o Marquinhos ainda estava fora da cidade quando os incêndios aconteceram.