Pernambuco

Paulo Câmara recebe comenda do MPPE e elogia instituição pela defesa da democracia

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira (14.12), das mãos do procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros, a Medalha Comemorativa do Dia do Ministério Público de Pernambuco – Patrono Roberto Lyra. A comenda reconhece pessoas físicas ou jurídicas por seus méritos de idoneidade moral e relevantes serviços prestados à sociedade e ao Ministério Público. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, e transmitida online ao vivo.
 
“Recebo com muito orgulho, e tenho certeza que os demais homenageados também estão tomados pelo mesmo sentimento. Afinal, o Ministério Público de Pernambuco é uma instituição respeitada nacionalmente. Além de desempenhar sua função constitucional, participou ativamente de momentos importantes da história deste País, pelos quais Pernambuco é muito grato. O MPPE tem atuado com veemência na defesa do direito e da democracia. Parabéns aos ministérios públicos de Pernambuco e do Brasil. Muito obrigado por essa honraria”, discursou Paulo Câmara.
Governador Paulo Camara recebe a medalha Roberto Lyra do MPP27
Governador Paulo Camara recebe a medalha Roberto Lyra do MPPE. Fotos: Hélia Scheppa / Imprensa SEI
Francisco Dirceu Barros se disse feliz e honrado por entregar a medalha. “Todos os agraciados têm duas características: além de serem amigos do Ministério Público de Pernambuco, usam a sua energia para mudar, com justiça, a realidade social”, afirmou, destacando que a comenda homenageia o promotor de Justiça Roberto Lyra, integrante do MPPE, que prestou relevantes serviços à sociedade brasileira.
 
Também foram agraciadas com a comenda as seguintes personalidades estaduais: o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPCO-PE), Germana Laureano; o ex-procurador-geral de Justiça de Pernambuco, José Tavares; a ex-procuradora de Justiça do MPPE, Ana Maria Campos Torres (in memorian); a procuradora de Justiça aposentada do MPPE, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiredo; o procurador de Justiça aposentado do MPPE Darley de Lima Ferreira; o promotor de Justiça de São Paulo, Rogério Sanches Cunha; e a servidora suplementar aposentada do MPPE Eliomar Silva Barros.
 
Veja Mais
Pernambuco registra queda de 29,16% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio no mês de novembro

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou, nesta segunda-feira (14), um levantamento que mostra que o Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caíram no mês de novembro de 2020. As ações englobam roubos de cargas, celulares, bancos, veículos, assaltos a transeuntes e outras formas de subtração de bens. De acordo com a SDS, no mês de novembro houve 4.066 roubos, 1.674 a menos se for comparar com o mês de novembro de 2019.

Levando para a porcentagem a queda no mês de novembro foi de 29,16%. Já no acumulado do ano, a diminuição é de 34,24%. Segundo informações, até o mês de novembro deste ano, foram notificados às policias de Pernambuco mais de 48 mil crimes patrimoniais. Em 2019, esse número foi muito mais expressivo. Foram prestados mais de 73 mil boletins de ocorrência no Estado.

Leia também:
>>>Paulo Câmara coordena reunião mensal do Pacto Pela Vida 

O mês de novembro teve uma diminuição dos roubos aconteceu em todas as regiões pernambucanas. De acordo com os números, a Zona da Mata de Pernambuco foi a região com maior percentual de queda, com -46%,43. Segundo a SDS, em 2019, a região pernambucana contou com 644 crimes patrimoniais em novembro. No 11º mês do ano de 2020 esse número caiu para 345. . Em seguida, vieram o Agreste, com -35,16% (de 1.189 para 771); Sertão, com -30,24% (334 para 233) e Região Metropolitana, com -23,43% (1.737 para 1.330)

“Esse não é só um dado estatístico. Significa que um grande volume de pessoas deixou de ser vítima da criminalidade, de perder algum bem conquistado com muito esforço e, principalmente, de passar pelo trauma da violência. Temos muitos desafios não superados, mas estamos mantendo a redução dos roubos, iniciada em setembro de 2017, em diversos contextos sociais e épocas”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Recife, de acordo com os números, teve um recuo dos crimes violentos patrimoniais de 38,91%.A diferença foi de mais de 10 mil crimes a menos em coração com 2019.