Removida

Facebook tira do ar a página conservadora 'Direita Pernambuco'

O Facebook tirou do ar na última sexta-feira, 11 de dezembro, a página “Direita Pernambuco” em mais uma ação contra as chamadas fake news. Com mais de 100 mil curtidas, a página era conhecida por ser o principal movimento conservador em Pernambuco.

Segundo informações, a página no Facebook possuía um alcance médio de 1 milhão de visualizações e foi criada no ano de 2014, com o objetivo de aproximar os eleitores conservadores. Atualmente a página era liderada pelo jovem Mateus Henrique.

De acordo com o Facebook, as publicações da página não possuíam “contexto”, além de “violar os padrões da comunidade”. A rede social também alegou que a página Direita Pernambuco realizava “discurso de ódio”.

Em nota, a página Direita Pernambuco repudiou a decisão.

Leia na íntegra:

“Censura no Facebook! A página do Direita Pernambuco, cujas curtidas e seguidores eram mais de cem mil e o alcance ultrapassava mais de um milhão de pessoas, foi retirada do ar pelo Facebook, sumariamente. A plataforma, que alega ‘liberdade’ e ‘espaço democrático’, mas que pela prática se conhece o que isso quer dizer, no sentido ambíguo que ela aplica, da mesma maneira recusou-se a nos permitir iniciar uma nova página com o nome de usuário anterior. Por isso, criamos essa nova página e está com nome (Direita Pernambuco2) e com o nick de usuário @direitaapernambuco (com dois as, mesmo, no meio) e pedimos a todos que curtam, sigam e interajam como antes. Sabe quando iremos parar? Nunca! (Olavo de Carvalho)”.

Leia também:
>>>Blog é obrigado pela justiça a retirar Fake News sobre Mendonça e Priscila

Fake news

O juiz Dr. Nildo Nery dos Santos Filho, da 6ª Zona Eleitoral, concedeu, na sexta-feira, 13 de novembro, liminar em favor de Mendonça Filho (DEM), e ordenou que um Blog de Recife retire do ar, no prazo de 24 horas, as postagens contendo informações falsas a respeito do democrata e de familiares de Priscila Krause. O Blog em questão publicou um vídeo com montagens e informações falsas sobre a indicação do marido da sua candidata à vice-prefeita, Jorge Branco, para um suposto conselho vinculado ao MEC para induzir as pessoas a acharem que Mendonça usou o cargo para beneficiar aliados.

Na decisão, o juiz entendeu que o Blog  “prestou informações inverídicas e desonrosas, pintando a imagem do candidato Mendonça Filho como uma pessoa que promove ‘farra dos cargos comissionados’, ou seja, descumpre com o princípio da impessoalidade”.