Aprovado

Câmara dos Deputados da Argentina aprova descriminalização do aborto

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou um projeto de lei que legaliza o aborto no país nesta sexta-feira (11). O texto será avaliado pelo Senado argentino, mas ainda não há data marcada para a votação.

A aprovação da Câmara se deu com 131 votos favoráveis ao projeto, 117 contrários e 6 abstenções. Antes da votação, houve 20 horas de debates e discursos sobre o tema.

Em 2018, um projeto semelhante passou pelos deputados, mas foi rejeitado no Senado. Naquela ocasião, a margem da aprovação foi menor que a desta sexta: foram 129 a favor e 125 contra.

Do lado de fora do prédio, grupos favoráveis ao projeto de lei fizeram uma vigília que atravessou a madrugada.

O projeto foi enviado ao Congresso pelo presidente Alberto Fernández, mas recebeu apoio de políticos que não compõem a base de governo.

Ver mais: 

>> Brasil, EUA e mais quatro países assinam declaração contra o aborto e a favor da família

>> Presidente argentino envia projeto de legalização do aborto ao Congresso

>> PT, PCdoB, PSB, PSOL e PDT questionam portaria do Ministério da Saúde sobre o aborto

Lei atual

A lei atual só prevê a interrupção voluntária da gravidez quando há um risco de vida para a mãe ou quando a concepção foi fruto de um estupro.

O projeto autoriza a interrupção da gravidez até a 14ª semana de gestação. Ele deverá ser feito no prazo de até dez dias do pedido ao serviço de saúde.

O texto prevê que os médicos que são contra o aborto não são obrigados a executar o procedimento, mas os serviços de saúde precisam apontar um outro profissional que se disponha a fazê-lo.

Se a paciente tiver menos de 16 anos, ela precisará de consentimento dos pais.

O que acontece com as grávidas com mais de 16 anos e menos de 18 foi tema de debate. Inicialmente, o texto dizia que elas mesmas poderiam pedir o procedimento.

Depois de uma discussão, adicionou-se um parágrafo em que se diz que, nessa situação, se houver conflito de interesses com os pais, as pacientes receberão auxílio jurídico.