Pernambuco

Paulo Câmara realiza Certificação Digital da Cepe

O governador Paulo Câmara visitou, na manhã desta sexta-feira (11), a sede da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), no bairro de Santo Amaro, no Recife, para realizar seu Certificado Digital. A certificação permite a troca de documentos com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo, sem a necessidade de converter esses documentos em papel para assiná-los. Com o objetivo de comprovar a autenticidade do indivíduo ou empresa, a declaração permite transações mais seguras, evitando fraudes e falsificações.

“São mais de 50 anos que a Cepe tem prestado grandes serviços a Pernambuco. Várias edições, Diário Oficial do Estado e revistas publicadas. Ou seja, é um patrimônio de Pernambuco que vem cumprido etapas cada vez mais importantes na divulgação da nossa cultura e literatura”, afirmou Paulo Câmara, que aproveitou a visita para conhecer as instalações da editora, referência em modernização.

Leia também:
>>>Paulo Câmara anuncia expansão da rede de escolas em Tempo Integral

“Visitamos todo parque gráfico da Cepe, que tem tantas histórias que nos orgulham. Inclusive o título vencedor do 62º Prêmio Jabuti, escrito pela poeta Cida Pedrosa, foi editado aqui”, destacou o governador.

O presidente da Cepe, Ricardo Leitão, ressaltou que a editora vem assegurando ao Governo de Pernambuco posição de referência na modernização da gestão pública com investimentos tecnológicos.

“Um grande investimento que fizemos em 2015 foi a transformação do Diário Oficial em edições digitais, promovendo agilidade, praticidade e transparência. Houve uma grande economia na impressão, no papel e na tinta”, enfatizou.

A partir do primeiro acesso ao Serviço Diário Oficial do Estado (SDOE) tudo que é realizado no sistema trafega de modo criptografado, o que garante a confidencialidade e integridade dos dados. As matérias são inseridas diretamente no SDOE, diagramadas de maneira automatizada e podem ser visualizadas exatamente da mesma forma como serão publicadas no Diário.

Uma iniciativa que merece destaque é a geração do orçamento, onde o preço por publicação é informado no mesmo momento em que a matéria é inserida, permitindo que o usuário tenha um maior controle e transparência sobre seus gastos, podendo fazer as alterações necessárias. O sistema gerará uma guia de pagamento e, em até 30 minutos, a publicação é confirmada de forma automática por meio de integração com o Banco do Brasil.

CEPE 

Criada em 1967, pela Lei nº 6.065, no Governo Nilo Coelho, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é uma empresa de economia mista, da qual o Governo de Pernambuco é o maior acionista, vinculada institucionalmente à Secretaria da Casa Civil.

O compromisso com a divulgação da cultura é uma das ações mais relevantes da Cepe. A empresa continua a ter no Diário Oficial fonte de receitas, juntamente com a prestação de serviços gráficos, mas são crescentes os investimentos em produtos editoriais e eventos que ampliam o seu papel como formadora do público-leitor e difusora da rica e diversificada cultura pernambucana.

O atual catálogo da Editora conta com quase 400 títulos. Até o final de 2020, mesmo com o advento da pandemia de Covid-19, que provocou forte retração econômica, a Cepe tem como meta lançar cerca de 40 novos títulos, nas mais diversas categorias, como infantojuvenil, narrativas literárias (poesia, romance, contos), acadêmicos, arte, entre outros, sempre valorizando autores, memória e a produção cultural pernambucana.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco