Duelo

Disputa pela Câmara terá embate de candidatos de Maia e Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lançou na quarta-feira (9), uma frente formada por seis partidos para tentar eleger o sucessor ao comando da Casa no ano que vem.

A iniciativa ocorreu horas depois de o líder do Centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, ter oficializado sua candidatura para concorrer ao cargo.

A ideia é apresentar, até o fim desta semana, um nome para a disputa da eleição. Entre os cotados, estão os deputados Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA) e Luciano Bivar (PSL-PE).

Mais cedo, Maia disse que o governo federal está “desesperado” para tomar conta da Presidência da Câmara. Também sustentou que o Planalto estaria disposto a jogar pesado e rasgar o próprio discurso na pauta econômica para eleger o líder do Centrão.

O atual presidente da Câmara ressaltou que o candidato do seu grupo terá compromisso com uma agenda econômica, “e não com uma pauta armamentista, de costumes, de desrespeito ao meio ambiente, que dividirá a sociedade e atropelará as minorias”.

Ver mais: 

>> Candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara promete ao PT que vai combater Lava Jato

>> Por 6×5, STF proíbe reeleição de Maia e Alcolumbre na Câmara e Senado

>> STF marca julgamento de ação sobre reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

O democrata busca demarcar território e colar em Arthur Lira a imagem de candidato do presidente Jair Bolsonaro para, segundo o deputado do DEM, impor uma pauta retrógrada.

“Cada um vai defender um caminho. Hoje (ontem), eu vi na imprensa que o candidato do Bolsonaro defende votação dos projetos de costumes. Eu discordo. Tanto discordo que não pautei e tenho certeza de que o meu candidato terá um compromisso muito maior no campo da agenda econômica do que no enfrentamento de uma pauta de dividir a sociedade e de atropelar as minorias. Cada um tem um caminho. O caminho do governo, certamente, será esse”, disse.

Discurso ameno

Tentando desvencilhar-se da imagem de candidato do governo, Lira afirmou que apostará no diálogo com todos os grupos.

“Vamos adotar o diálogo com todos, minoria, oposição e governo. O plenário depende dos partidos de centro e é essa força que evita os extremos e sempre tocou essa Casa”, prometeu. Lira liderou a bancada do partido por seis vezes no Congresso e foi, também, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A candidatura de Lira conta com a chancela de oito partidos. Juntos, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, Pros, Patriota e PP somam cerca de 170 deputados.

Tanto Lira quanto Maia tentam conquistar o apoio dos partidos da oposição, como PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL. Juntas, essas legendas somam mais de 130 deputados e serão essenciais para que uma das candidaturas obtenha a maioria em plenário. A eleição para a Presidência da Câmara será em 1º de fevereiro de 2021.