Posicionamento

Prefeita reeleita de Palmas-TO diz que é ‘conservadora’ e ‘feminista’

A prefeita reeleita da cidade de Palmas, no Tocantins, disse em entrevista ao Jornal Estadão que é “de centro, “muito feminista” e “conservadora”. Cinthia Ribeiro é filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e será a única mulher a administrar uma capital do Brasil pelos próximos quatro anos.

Segundo informações, Ribeiro rejeita o adjetivo bolsonarista, mas afirmou que seria impossível não se emocionar quando assistiu à posse do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro de 2019.

Ao 43 anos, Ribeiro se define como uma mulher moderna.

Leia também:
>>>Só uma mulher foi eleita em capital nas Eleições municipais

Eleita

A cidade de Palmas, no Tocantins, será a única capital brasileira governada por uma mulher, a partir de janeiro de 2021. Cinthia Ribeiro (PSDB) foi reeleita no primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro de 2020.

Segundo o Portal G1, o cenário do pleito de 2020 repete o de 2012 e o de 2016, quando Teresa Surita foi a única mulher eleita nas capitais brasileiras. Surita foi gestora municipal na capital Boa Vista, em Roraima.

Ao todo, 658 mulheres foram escolhidas para comandar prefeituras em todo o Brasil, entre os mais de 5 mil eleitos. Segundo o site de notícias, isso representa cerca de 12% do total de eleitos. No pleito de 2020 não aconteceu mudança em relação ao número de mulheres eleitas gestoras municipais em 2016. No pleito passado, há quatro anos, 11,7% dos prefeitos eleitos eram mulheres.

No domingo, 29 de novembro, segundo turno das eleições municipais, das 13 capitais, apenas cinco tinham mulheres concorrendo ao cargo de gesto municipal.

Segundo a matéria divulgada, os índices estão muito abaixo da proporção encontrada no país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, 51,8% dos brasileiros são mulheres.

Eleições em Palmas

A candidata Cinthia Ribeiro foi reeleita prefeita de Palmas, capital do Tocantins. A atual prefeita teve 36,22% dos votos válidos.Cinthia, Eleições 2020: Cinthia Ribeiro é reeleita prefeita de Palmas-TOCinthia, Eleições 2020: Cinthia Ribeiro é reeleita prefeita de Palmas-TO

O processo já foi praticamente concluído, com 98,73% das urnas apuradas. Na cidade não há segundo turno.

Cinthia Ribeiro (PSDB) é fonoaudióloga e tem 43 anos. Ela é prefeita concorrendo à reeleição. Ela concorreu como vice em 2016 na chama encabeçada por Carlos Amastha (PSB), que venceu o pleito e foi reeleito. Mas Amastha renunciou em 2018 para ser candidato ao governo do estado, passando a faixa para Cinthia.

Cinthia, Eleições 2020: Cinthia Ribeiro é reeleita prefeita de Palmas-TO
Foto: TSE/ Divulgação